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inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 14 - Bandeira

Modalidade

1

Temática

1

Estado

São Paulo

Cidade

Mauá

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

PROJETO CAFÉ COM SAÚDE - UBS MAGINI, MAUÁ/SP: ACOLHER, APROXIMAR, ESCUTAR E DISCUTIR.

Apresentação/Introdução:

A participação da sociedade civil e os grandes processos de mobilização social, resultaram em garantias importantes para um Sistema Único de Saúde – SUS público, acessível, qualificado e humanizado. Portanto a participação da comunidade na reunião do conselho gestor local ou em outros espaços coletivos, torna-se uma estratégia imprescindível e valiosa que propicia aos usuários a aproximação aos serviços de saúde, principalmente da Unidade Básica de Saúde do território que está próximo ao seu domicílio, possibilitando conhecimento dos usuários sobre a unidade, participação no planejamento, na gestão, na execução e avaliação dos serviços ofertados pela UBS e outros serviços da Rede de Atenção à Saúde - RAS. Mediante a necessidade de acolhimento e aproximação da população do território adstrito da UBS Magini, a equipe de trabalhadores e gestão local, pactuaram a realização de encontros mensais no território através do Projeto Café com Saúde, considerando esta estratégia uma forma de ultrapassar os muros da unidade.

Objetivos

Referenciar a Unidade Básica de Saúde Magini como um espaço de referência em saúde no território de abrangência através da participação da comunidade no planejamento, na gestão e avaliação dos serviços ofertados pela unidade.

Metodologia

Os encontros com a comunidade são realizados mensalmente, utilizando como metodologia a roda de conversa e a preparação de um café comunitário. O espaço utilizado é a residência de um usuário da comunidade ou a associação de moradores de bairro. Participam deste encontro trabalhadores, gestor local, agente comunitário de saúde, dentista, recepcionista, farmacêutico ou auxiliar de farmácia, enfermeiro, médico e administrativo que se caracterizam utilizando camisetas com a cor de acordo com a área de abrangência onde está sendo realizado o encontro. Neste momento escutamos e discutimos as demandas de saúde, ouvimos as sugestões que possibilitem qualificar o cuidado ofertado e contamos sobre as ações e os atendimentos realizados pela UBS. Como forma de fortalecer o vínculo fazemos uma apresentação da UBS, identificando os setores que fazem parte, explicamos sobre o funcionamento e fluxos, como é a organização da oferta de vagas para consultas e exames, distribuição de insumos e medicamentos e como procedemos com os encaminhamentos para outros serviços da Rede de Atenção à Saúde – RAS e relatamos sobre os impactos do absenteísmo na oferta de vagas. Todo encontro é registrado em ata e lista de presença.

Resultados

É perceptível o aumento considerável de usuários que participam dos encontros, com isso obtivemos avanços importantes na aproximação entre população atendida e trabalhadores, no fortalecimento de vínculo e na diminuição da comunicação violenta na unidade que ocorria com frequência devido o desconhecimento da população sobre o funcionamento e fluxos da UBS.

Conclusoes

Reconhecemos que a estratégia de estar no território em um local determinado pelo usuário, que também se responsabiliza por convidar e organizar esse encontro, tem sido uma importante ferramenta para vincular a população a unidade. Mas reconhecemos que precisamos fortalecer esses encontros com a participação de outras coordenações / secretarias e sustentar este processo de forma contínua e em equipe, não dependendo de um trabalhador específico da unidade.

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