Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 8 - Gruta Terra Ronca

Modalidade

1

Temática

1

Estado

São Paulo

Cidade

Louveira

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

DEZEMBRO LARANJA: UM OLHAR PARA ALÉM DA PELE DO AGRICULTOR FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE LOUVEIRA

Apresentação/Introdução:

Louveira é um município do interior do Estado de São Paulo conhecido pelo plantio de uvas viníferas e turismo rural. Por trás dos atrativos aos visitantes e do desenvolvimento econômico, temos como protagonistas dessa história os trabalhadores rurais, que cultivam a terra e que, por esse motivo, estão mais expostos à radiação solar. A invisibilidade do risco se contrapõe à gravidade das consequências à exposição aos raios ultravioletas sem proteção, como por exemplo, o câncer de pele. Considerando a importância da temática e os fatores associados à problemática, como condições socioeconômicas e redução da percepção de risco, a Vigilância em Saúde, em parceria com a Atenção Primária em Saúde da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Louveira, desenvolveu uma ação para acolhimento, avaliação e ampliação de acesso dos agricultores familiares aos serviços de saúde.

Objetivos

Identificar, acolher e garantir acesso dos trabalhadores rurais residentes em Louveira aos serviços de saúde da rede pública municipal.

Metodologia

A campanha Dezembro Laranja foi criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para conscientização dos cuidados para prevenção do câncer de pele. Em alusão a essa campanha, Louveira planejou a ação para o mês dezembro de 2022. A primeira etapa da ação consistiu em um levantamento de todos os agricultores cadastrados na Secretaria de Agricultura do município. A segunda etapa foi contactar todos os cadastrados via contato telefônico e/ou Whatsapp. A terceira etapa foi realizar visita domiciliar para os agricultores que aceitaram participar da ação. As equipes eram compostas por dois enfermeiros, um da Vigilância em Saúde e um da Unidade Básica de Saúde Gilberto Ajjar – Monterrey, e dois agentes de controle de endemias da Vigilância em Saúde. A quarta etapa consistiu em iniciar agendamento de consultas para os participantes com médicos dermatologistas da rede pública de saúde. A quinta etapa, que está em andamento, consiste em acompanhar os trabalhadores após a consulta e referenciá-los, caso seja necessário.

Resultados

A ação foi realizada no município de Louveira nos dias 6, 8, 9 e 12 de dezembro de 2022. Na primeira etapa da ação foram identificados 112 agricultores. Durante a segunda etapa, após contato da equipe de saúde, 24 aceitaram participar, 11 recusaram, 1 mudou-se e 76 foram classificados como contato sem sucesso. Na terceira etapa foram realizadas visitas domiciliares para os 24 que aceitaram participar e foi realizada aferição de pressão arterial e glicemia, atualização de esquema vacinal contra Covid, e avaliação cutânea simplificada. Na quarta etapa foram agendadas consultas para trabalhadores rurais que participaram do projeto. Durante a ação, foram relatadas fragilidades até então não identificadas, como dificuldade de acesso aos serviços de saúde, mesmo em um município de pequeno porte, especialmente durante a época de colheita, em função do tempo livre restrito, e dificuldade financeira para adquirir protetores solares para uso durante as atividades ocupacionais. Uma das estratégias planejadas a partir da demanda identificada durante a ação foi adquirir protetores solares para os trabalhadores rurais, diante da importância do produto para fins de prevenção de câncer de pele e diante da dificuldade de aquisição por meios próprios.

Conclusoes

A campanha Dezembro Laranja em Louveira foi uma experiência exitosa, pois ampliou o acesso dos trabalhadores rurais à assistência em saúde e deu voz a um grupo tão importante para a economia do município e ao mesmo tempo tão distante da oferta de ações no âmbito da promoção em saúde, o que foi explicitado inclusive por participantes do projeto, que disseram nunca terem se sentido tão acolhidos, em sua própria pele, em meio às verdes parreiras e a um infinito de necessidades de cuidados em saúde.

Banner