Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 13 - Sertaneja

Modalidade

1

Temática

1

Estado

São Paulo

Cidade

Várzea Paulista

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

NÚCLEO DE SAÚDE COLETIVA, MATRICIAMENTO E INDICADORES: ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO

Apresentação/Introdução:

A integralidade é um princípio que amplia o campo de trabalho ao olhar para as necessidades em saúde, garantindo acesso à promoção, prevenção, assistência e reabilitação. Trata-se um conceito amplo de saúde, vinculado à qualidade de vida. O modelo tradicional de saúde muitas vezes é fragmentado e centrado em procedimentos e tecnologias duras. Sabemos que muito já é produzido nas práticas assistenciais sob uma perspectiva mais integral e cuidadora. Entretanto, a proposta de Gestão do Cuidado que trouxemos buscou fortalecer as práticas que usam tecnologias leves e leveduras, considerando as múltiplas dimensões do cuidado em saúde. A gestão do SUS reveste-se de uma complexidade cada vez maior, incluindo suas dimensões técnicas, administrativas e políticas. O objeto de trabalho (produção de vida e saúde), a natureza das ações (produção do cuidado) e seu arcabouço jurídico-administrativo trazem desafios concretos para a produção de resultados. Soma-se a isso o período pandêmico onde todos os esforços foram direcionados ao combate à COVID-19 provocando desmobilização de muitas ações e serviços. Resultados foram comprometidos e impactam no cenário epidemiológico atual e futuro. No momento em que as ações de atenção à saúde são retomadas, um projeto de qualificação do cuidado em saúde fez-se necessário, subsidiando o direcionamento das ações de saúde em tempo real para o atingimento de melhores resultados nas condições de vida e saúde da população de Várzea Paulista.

Objetivos

Objetivo Geral: Qualificar as ações e serviços da rede municipal de saúde de Várzea Paulista – SP. Objetivos Específicos: • Integrar as ações de Gestão, Vigilância e Atenção à Saúde • Melhorar os Indicadores de Saúde • Implantar Cogestão com os servidores públicos • Subsidiar os processos de Planejamento e Avaliação em Saúde e • Induzir práticas de produção do Cuidado em Saúde em Rede.

Metodologia

As estratégias do projeto de Gestão do Cuidado pressupõem uma ação transversal, interdisciplinar e intersetorial, através da ação micropolítica de reorganização dos processos de trabalho das equipes de saúde mediadas pela análise de situação de saúde. Principais ações: • Implantação do Núcleo de Saúde Coletiva enquanto espaço tecnopolítico de formulação e pactuação das ações para implementação de políticas públicas priorizadas • Intensificação das ações de Apoio Matricial às equipes dos serviços de saúde • Ampliação e apoio às ações de Informatização e Análise Local de Dados e Relatórios Gerenciais • Construção e implementação de Linhas de Cuidados, Protocolos Clínicos e de Acesso para reorganização dos processos de trabalho e fluxos • Oferta de processos de Educação Permanente e Educação Continuada aos servidores de acordo com as necessidades identificadas • Implantação de Monitoramento de Indicadores de Saúde e resultados.

Resultados

Os principais resultados do projeto Gestão do Cuidado são: • Monitoramento mensal de indicadores do Plano Municipal de Saúde, SISPACTO e Previne Brasil através de relatório que apontam melhoria nos resultados e crescimento do atingimento de metas em 60% entre 2021 e 2022 • Implantação do Núcleo de Saúde Coletiva com a realização até o momento de 15 reuniões/oficinas com participação de trabalhadores efetivos da ‘linha de frente’ de todos os serviços da rede municipal de saúde • Realização de apoio matricial e participação em 13 reuniões de equipes para problematização e discussão sobre as prioridades locais • Ampliação e qualificação dos registros nos sistemas oficiais de informação, resultando em dados e indicadores mais fidedignos • Aprofundamento de temáticas e reorganização de fluxos e processos de trabalho em saúde de: Sífilis Congênita, Rastreamento de Câncer de Colo de Útero e de Mama, Cobertura Vacinal, Matriciamento em Saúde Mental, Dengue, Tuberculose, Mortalidade Infantil, Hipertensão Arterial Sistêmica, Violência e Acompanhamento de Beneficiários do Programa Bolsa Família.

Conclusoes

A implementação do projeto de Gestão do Cuidado em Várzea Paulista tem propiciado a retomada de ações de cuidado à saúde em rede, através de processo de cogestão, planejamento e educação permanente em saúde. A partir do acesso descentralizado aos dados e informações em saúde, gestores e trabalhadores têm ‘processado’ situações e problemas, planejado e produzido transformações nos processos de trabalho numa perspectiva mais cuidadora. Os resultados destes processos já são mensuráveis através de indicadores de saúde. Entretanto, para além dos números, o principal resultado sentido é a articulação e o comprometimento crescente entre os atores institucionais envolvidos com a produção da integralidade do cuidado em saúde.

Banner