Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 18 - Chuveirinho do Cerrado

Modalidade

1

Temática

1

Estado

São Paulo

Cidade

Tarumã

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

PRÁTICA INOVADORA DA TECNOLOGIA ARTIFICIAL APLICADA NO SUS, CASE DE SUCESSO.

Apresentação/Introdução:

A cidade de Tarumã, tem como objetivo até o ano do seu centenário, em 2027 atingir o Top 10 de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil. Para isso algumas iniciativas estão em andamento: a diminuição da mortalidade infantil e o aumento da longevidade, através do acompanhamento da população na sua totalidade. “Fizemos estudos, diagnósticos e identificamos que entre os óbitos em Tarumã, 23% dos casos são por causas cardiovasculares, principalmente o infarto agudo do miocárdio. Para atingir o índice de longevidade e diminuição a mortalidade precoce foi preciso traçar estratégia que possibilitasse o alcance do objetivo, para tal o município implantou projeto inovador da telemedicina”. Essa estratégia foi possível através da tecnologia na área da saúde, que utiliza integrações e inteligência artificial para acelerar o processo de diagnóstico precoce de pacientes. É um projeto que oferece atendimento com inteligência artificial dentro do pronto atendimento/complexo de saúde bem como nas 4 Estratégias de Saúde Família (ESF), no atendimento aos pacientes crônicos, para consultas eletivas e avaliação pré cirúrgica. Os atendimentos são realizados integrando paciente, médico da telemedicina e médico ESFs que juntos definem a conduta a ser tomada com intuido de reduzir as taxas de mortalidade por por causas preveníeis ou por DCNTs.

Objetivos

Quebra de paradigmas no município com relação às inovações de tecnologias tanto de profissionais da saúde, médicos, enfermeiros e população Reduzir os gastos gerados nos diversos tratamentos, onde os mesmos poderão ser utilizados como subsídios para a promoção de saúde e qualidade de vida da população. Favorecer e facilitar o atendimento dentro do próprio território e município Identificar as possíveis causas de óbito e intervir através do atendimento rápido O município pretende anualmente rever as taxas de mortalidade com intuito de trabalhar a prevenção e a promoção da saúde, elevar o IDH e diminuir óbitos por causas preveníeis, seja elas infantil, materna ou por DCNTs. Apresentar a taxa de redução de óbitos para a população de Tarumã

Metodologia

O público alvo se remete a toda população Tarumanense e epidemiologicamente os pacientes com doenças crônicas não transmissíveis. Para a implantação da telemedicina no município de Tarumã, foram levantados os números de óbitos por doenças crônicas e as possíveis melhora do prognóstico sem gerar um custo financeiro adicional. Após isso foi implantado o serviço telemedicina nas quatro Estratégias Saúde da Família e no pronto atendimento denominado Complexo de Saúde. Este serviço é eletivo de seguimento/acompanhamento da população com DCNTs a cada 6 meses dento da ESFs e no pronto atendimento para as emergências. Outro ponto importante foi a detecção dos exames com alterações possivelmente graves sendo estas priorizadas, para que fossem analisadas rapidamente por um médico especialista remotamente em conjunto com médico local da unidade. Deste modo, o médico local recebe a avaliação do exame e sugere a melhor conduta a ser aplicada em tempo real. Em seguida determinou que os processos de laudos on-line são emitidos num tempo médio de 3 minutos com extrema rapidez e enviados para a equipe que esta atendendo o paciente, isso tornou eficaz o atendimento e a diminuição do risco de morte para o paciente. Por fim ficou pactuado que, nas situações de alta complexidade as equipes poderão debater os resultados e chegar a melhor conclusão de tratamento oportunizando a sobrevivência do mesmo.

Resultados

Como pontos importantes e resultados que favoreceram com a implantação da telemedicina no município de Tarumã, foram à modernização e otimização dos serviços de saúde com os resultados relacionados à diminuição de óbitos por doenças crônicas e melhora do prognóstico sem gerar um custo financeiro adicional. Ainda por meio dos dados do DATASUS 2020, foi verificado que entre os meses de janeiro e agosto de 2020, o número de óbitos em Tarumã decorrente de alguma DCNT caiu em 45% quando comparado com o mesmo período em 2019. Ainda de acordo com o DATASUS, neste mesmo período as cidades do entorno, registraram um aumento de 18% em óbitos por DCNT, passando de 263 casos, de janeiro a agosto de 2019, para 311 casos em 2020. Período entre 20/08/2019 a 10/03/2021, através do serviço de tele cardiologia, foram realizadas 200 consultas e 3991 exames de Eletrocardiogramas, destes, 1.796 (45%) foram identificados com complicações ou alterações. Portanto, considerando o número de consultas realizadas, somadas ao número de Eletrocardiogramas pela Tele cardiologia, foram contabilizados 4191 atendimentos o que envolve um cuidado longitudinal e preventivo dentro das unidades de saúde do município de Tarumã.

Conclusoes

O aumento da acessibilidade proporcionada pela telemedicina ajuda a nivelar os atendimentos mais humanizados através de horários agendados e acompanhamento frequente pela equipe da ESF. Permitiu ainda que um número maior de pessoas tivessem acesso aos cuidados de saúde sem se deslocar do município. Exemplo disso são os deficientes, idosos e outros grupos demográficos que, outrora, teriam dificuldade em ir ao consultório médico ou ficar esperando por horas, podendo ser atendidos hoje através dos médicos da telemedicina na própria unidade de saúde. Também é um grande benefício para áreas rurais ou remotas, onde pode haver poucos recursos e profissionais de saúde bem como acesso mínimo ao transporte, sendo assim o teleatendimento se torna uma ferramenta eficaz e preventiva como cuidado ampliado para as doenças crônicas não transmissíveis dentro da atenção primária em saúde, reduzindo os gastos gerados nos diversos tratamentos, onde os mesmos poderão ser utilizados como subsídios para a promoção de saúde e qualidade de vida da população.A prática ainda favorece a facilidade no atendimento dentro do próprio território com diversos especialistas de acordo com a epidemiologia local, o que otimiza o tempo de espera e reduz morbimortalida

Banner