Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 3 - Serra Dourada

Modalidade

1

Temática

Estado

Paraíba

Cidade

Queimadas

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA EM FISIOTERAPIA EM ÂMBITO DO SUS: INTEGRAÇÃO, EFETIVIDADE E CONQUISTAS

Apresentação/Introdução:

A Fisioterapia vem ganhando espaço e notoriedade por sua atuação especializada e integrada dentro do contexto de saúde pública no município de Queimadas – PB. A sua atuação hoje consiste na integração de serviços que oferecem o matriciamento e a assistência em Fisioterapia na atenção primária como o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF – AB) e o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD – Programa Melhor em Casa) juntamente com os serviços especializados em Fisioterapia no contexto de atenção secundária (assistência ambulatorial).

Objetivos

Relatar a integração e efetividade alcançadas da assistência em Fisioterapia no serviço público de saúde no município de Queimadas – PB.

Metodologia

Trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo e qualitativo acerca das experiências, conquistas e impactos que a rede de serviços de assistência em Fisioterapia vem alcançando em termos de prestação de serviços à população do município de Queimadas – PB até o presente momento. Esse estudo baseia-se nas experiências bem sucedidas da assistência Fisioterapêutica ofertada pelos profissionais do NASF – AB SAD – PMEC, Policlínica Municipal e Centro Especializado em Fisioterapia e Reabilitação (CEFIR) implantadas no município de Queimadas. Para a construção desse estudo foi necessário a consulta de dados de demandas atendidas pelos serviços e programas citados, da observação in loco da assistência prestada pelos profissionais Fisioterapeutas, da construção e planejamento da rede integrada de Fisioterapia municipal e da estrutura física hoje ofertada no município.

Resultados

Hoje é possível identificar o aumento expressivo da quantidade de atendimentos ofertados pelo serviço de fisioterapia do município de Queimadas a partir da criação e implantação do Centro Especializado em Fisioterapia e Reabilitação (CEFIR), bem como com a integração dos demais serviços já ofertados – tornando-se uma rede de assistência em Fisioterapia. O SAD – PMEC oferece uma assistência especializada a domicílio àqueles usuários mais críticos, levando o serviço hospitalar para dentro da casa do usuário, diminuindo a ocupação de leitos e serviços de urgências dos hospitais. O serviço dos profissionais do NASF – AB perpassa pelo matriciamento às equipes das UBS, bem como na assistência domiciliar àqueles usuários com dificuldades de se dirigirem até os serviços de saúde. A nível ambulatorial o município realiza atendimentos clínicos no setor de Fisioterapia do Centro de Fisioterapia do Ligeiro (extensão da Policlínica Municipal), onde atende demandas gerais de Fisioterapia, também no CEFIR que possui toda uma estrutura física e tecnológica para oferecer o serviço de forma especializada em Fisioterapia, atendendo os pacientes em setores especializados como: Fisioterapia Aquática, Pediátrica, Neurofuncional, e outros, e Academia Integrada. Também no CEFIR é ofertado ao público trabalhador o atendimento fisioterapêutico no turno da noite, permitindo que haja o acesso de maneira universal também a esse público. Além disso, o município oferece algumas PICs no CEFIR e IPM.

Conclusoes

A partir do relato realizado acerca da rede integrada de Fisioterapia, bem como da assistência realizada pelo corpo de Fisioterapeutas do município é possível inferir que existe um expressividade na atuação da Fisioterapia na saúde pública municipal, bem como conquistas e impactos positivos e significativos na prestação de um serviço de qualidade à população. Sabendo-se que existem muitos desafios e dificuldades na oferta de um serviço eficaz e de qualidade em âmbito do SUS, as experiências de uma rede bem articulada, especializada e com profissionais capacitados mostra que é possível a saúde pública existir de maneira funcional e com qualidade.