Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 6 - Parque das Emas

Modalidade

1

Temática

Estado

Paraíba

Cidade

Cabedelo

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

IMPLANTAÇÃO DA ASSISTÊNCIA AO PARTO HUMANIZADO NO MUNICÍPIO DE CABEDELO-PB

Apresentação/Introdução:

O projeto de implantação do parto humanizado na rede de saúde oferecendo o acesso e segurança da informação esclarecida a gestante. O parto humanizado consiste na assistência da mulher em todas as etapas do pré-natal ao dia do parto, promovendo a possibilidade do contato e conhecimento do ambiente onde será seu local de cuidado durante o período do trabalho de parto ao puerpério e todas as técnicas e cuidados oferecidos na assistência envolvendo a equipe multiprofissional e o comprometimento em tornar o parto uma experiência única e agradável. É um conjunto de procedimentos, que vão desde situações de abortamento ao puerpério, compartilhando, ouvindo e respeitando a mãe com uma abordagem acolhedora. Proporcionar o conhecimento de viver esse momento único e se sentir preparada independente da via de parto determinada, a informação contribui no encorajamento e na desmitificação da forma às vezes assustadora que algumas mulheres enxergam o parto natural, diminuindo assim os índices de cesárea e consequentemente os riscos. O termo humanizado pertence à forma como o procedimento é realizado e a metodologia da abordagem garantindo o menor índice de intervenção possível ao partejar, respeitando e preservando as características da mulher onde seu corpo decide a melhor forma de se conduzir o que faz com que o processo seja personalizado, no parto a mulher é protagonista ninguém melhor que ela pra escolher como deixar seu corpo guiar esse momento.

Objetivos

Objetivo geral: Proporcionar uma assistência segura às gestantes possibilitando o conhecimento de todas as etapas do trabalho de parto natural humanizado. Objetivos específicos: Aumentar o quantitativo de partos eutócico “natural” realizado na maternidade do município Redução do índice de parto cesáreo Prestar uma assistência multiprofissional com utilização de técnicas de massoterapia, banhos de imersão e aspersão, exercícios respiratórios e relaxamento, bola suíça e demais exercícios que auxiliam na dilatação, técnicas de partejamento, cromoterapia e musicoterapia. Incentivar as mães com entrega do carimbo da placenta, conhecido como “árvore da vida” que se trata-se da pintura da placenta com as informações do parto, do RN e da família. Equipar a maternidade com equipamentos modernos para a garantia da segurança do binômio mãe e RN Articular com a Atenção Primária à Saúde a formação de grupos de gestantes para conhecimento do espaço do parto natural na maternidade municipal.

Metodologia

Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, do tipo relato de experiência, que compartilha a implantação da assistência ao parto humanizado com abordagem ao publico de gestantes acompanhadas no grupo de pré-natal nas 22 unidades básica de saúde do município de Cabedelo-PB, no período de julho de 2021 a dezembro de 2022 . Estratégias ofertadas para proporcionar e facilitar o acesso das gestantes a conhecer os serviços ofertados pela maternidade do município através das rodas de conversas nas unidades de saúde agendadas nos dias de pré-natal, fazendo o levantamento dos indicadores de gestantes assistidas por unidade e o período da gestação do grupo. Apresentando o fluxo de atendimento, estrutura, equipamentos, técnicas e serviços proporcionados na assistência por meio de fotos, vídeos e palestras da equipe multiprofissional, com agendamento da visita presencial do grupo de pré-natal a maternidade, viabilizando o transporte, refeição e a realização de dinâmicas em grupo, abordando temas como “mitos e verdades sobre o trabalho de parto” visando à informação e segurança na relação das gestantes com a maternidade, realizando no momento da roda de conversar a experiência da técnica de cromoterapia aplicada no parto humanizado se trata do tratamento que estabelece equilíbrio e harmonia entre o corpo, mente e emoção por intermédio das cores auxiliando no relaxamento e alto conhecimento do corpo entendendo as etapas do trabalho de parto e reforçando a importância da conexão.

Resultados

Observou-se que o acesso facilitado das gestantes a conhecer os serviços da maternidade e a entender sobre o parto natural humanizado seus benefícios e etapas amplificou o numero de parto eutócico sobre os de parto cesáreo garantindo que as gestantes do município procurasse a maternidade de cabedelo pra realizar seu parto, o que era notável antes o quantitativo de gestantes do município que optavam por ter seus bebês no município vizinho, através da busca ativa e ações realizadas foi possível fidelizar que os filhos de Cabedelo nasçam em Cabedelo. A maternidade do município trata-se de uma maternidade de risco habitual não sendo referência para partos de alto risco, mas ao longo do processo de implantação do projeto o município adquiriu incubadora de transporte neonatal e incubadora fixa visando a segurança dos RN que recebemos já em período expulsivo ou que a vaga não é disponibilizada em tempo hábil a segurança na transferência em caso de partos prematuros, disponibilizando do corpo clinico completo. No ano de 2021 tivemos um quantitativo geral de 147 partos cesáreos e 299 partos eutócico, já no ano de 2022 um total de 127 partos cesáreos e 229 partos eutócico. A entrega do carimbo da placenta realizado pela equipe da enfermagem e fisioterapia se tornou um instrumento atrativo e conhecido pelas gestantes do município que se sensibilizam com o cuidado de eternizar a “casinha” que nutriu e ligou a mãe ao seu bebê durante toda gestação com as informações do seu nascimento.

Conclusoes

O relato da experiência acima descrito demonstra que as gestantes estão recebendo assistência à informação de modo constante tendo em vista que os grupos de gestantes nas unidades estão sempre se renovando à informação e conhecimento é realizado a todas de forma em geral. Tem contribuído significativamente com a qualidade do atendimento, da segurança e bem estar proporcionada da gestação ao puerpério uma vivência segura, através de praticas e abordagem terapêutica, facilitando o acesso aos serviços e autoconhecimento da gestante no momento do parto compreendendo as etapas e tranquilizando em relação ao processo desmistificando a visão de dor e sofrimento. A relevância do estudo mostra uma realidade positiva garantindo a gestante o acesso a entender seu corpo e contribuir para facilitar e tornar essa experiência um momento único de forma natural, saudável e segura.