Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 6 - Parque das Emas

Modalidade

1

Temática

Estado

Paraíba

Cidade

Itabaiana

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

ESTRATÉGIAS PARA ADESÃO DA MULHER GESTANTE AO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO NO MUNICÍPIO DE ITABAIANA-PB

Apresentação/Introdução:

O período gestacional caracteriza-se por ocorrer uma série de mudanças fisiológicas, que influenciam na cavidade bucal. É recomendado que a gestante, ao iniciar o pré-natal, seja encaminhada para uma consulta odontológica, buscando um cuidado de forma integral. No entanto, o pré-natal odontológico ainda se mostra um desafio, tanto para as gestantes quanto para os profissionais da saúde, de forma que, a falta de interesse, a desinformação e o medo de ser atendida pelo cirurgião-dentista podem induzir a gestante a não procurar atendimento ou procurar, apenas, quando está com um quadro de dor. Na Rede Cegonha, uma estratégia instituída pela portaria MS/GM nº 1.459/2011, a Atenção Primária da Saúde (APS) é responsável pelo Pré-natal, em que desenvolvem, entre outras funções, a captação precoce da gestante e do pré-natal em tempo oportuno, acolhimento às intercorrências na gestação com avaliação e classificação de risco. Diante da importância do cuidado multiprofissional, o Ministério da Saúde monitora alguns indicadores, que visam à qualificação do pré-natal das gestantes e que gerem resultados positivos maternal e perinatal. O indicador “Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado” tem por finalidade verificar se, durante o período do pré-natal, a gestante tem realizado atendimento odontológico. Assim, portanto, o Município de Itabaiana-PB buscou estratégias para promover e garantir o acesso da gestante ao pré-natal odontológico.

Objetivos

Garantir e facilitar o acesso ao pré-natal odontológico das gestantes e seus familiares na Atenção Primária da Saúde do Município de Itabaiana-PB.

Metodologia

De início, foram discutidas as dificuldades relatadas pelas gestantes referentes ao acesso ao atendimento durante o pré-natal. Dificuldades, como: a falta de transporte para chegar as unidades, baixo estímulo ao auto cuidado e medo/receio quanto ao tratamento odontológico poder interferir negativamente na saúde do bebê. Para tentar contornar as dificuldades encontradas neste cenário, foi discutido, entre a equipe de saúde bucal, estratégias que poderiam aumentar a adesão ao cuidado pré-natal de forma integral. Dentre as estratégias propostas, algumas foram selecionadas e utilizadas na APS do Município de Itabaiana-PB, como: médico(a), enfermeiro(a) e/ou recepcionista encaminhar a gestante ao cirurgião-dentista priorizar a marcação de consultas para os cônjuges e pessoas da família no mesmo horário em que a gestante garantir a primeira consulta da gestante em demanda espontânea reservar vagas para atendimento espontâneo nos dias de pré-natal médico marcar o retorno na mesma data em que houver retorno para o médico e/ou enfermeiro captar a gestante na sala de recepção esclarecer quanto aos mitos e dúvidas sobre o atendimento odontológico no período gestacional e realizar a busca ativa das faltas às consultas de pré-natal odontológico com a colaboração dos Agentes Comunitários de Saúde.

Resultados

Após a implantação das estratégias na APS, observou-se um aumento na adesão ao tratamento odontológico pelas gestantes. Os cônjuges e familiares tiveram, também, uma maior participação no pré-natal, assim possibilitando uma maior segurança para a gestante. Ao trabalhar a promoção da saúde com acolhimentos e diálogos, foram refutadas ideias negativas sobre o tratamento odontológico durante o período gestacional, bem como, buscou-se prevenir o desenvolvimento de doenças bucais, proporcionando uma melhora na qualidade de vida dos pacientes. Além disso, foi observado que essa prática favoreceu uma melhora na relação profissional-paciente, estabelecendo um maior vínculo com a comunidade. Segundo dados do Previne Brasil do segundo quadrimestre de 2022, o município de Itabaiana, atingiu 97% no indicador “Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado” evidenciando que foi bastante satisfatória a cobertura das gestantes durante o pré-natal odontológico. Além disso, pode se, também, destacar que ultrapassou de forma precisa a meta pactuada para este indicador que seria de 60%, assim, revelando que o município apresenta um parâmetro que se aproxima de um valor de referência nacional (100%).

Conclusoes

Considera-se, por fim, que a implementação de estratégias, como as propostas no município de Itabaiana-PB, pode aumentar a adesão ao pré-natal odontológico e assim, garantir o atendimento de forma integral para as gestantes. Além disso, pode-se, também, atingir níveis mais elevados dos indicadores do Programa do Previne Brasil.