Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 6 - Parque das Emas

Modalidade

1

Temática

Estado

Paraíba

Cidade

Ingá

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

PLANO DE INTERVENÇÃO PARA O ALCANCE DOS INDICADORES PREVINE BRASIL NO MUNICÍPIO DE INGÁ-PB.

Apresentação/Introdução:

O município de Ingá tem uma população estimada de 18.184 habitantes, com uma APS composta por 09 unidades básicas de saúde, totalmente informatizadas, com 100% de cobertura da população do município. O Programa Previne Brasil estabelece o novo modelo de financiamento da APS através da capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas. No primeiro quadrimestre (Q1) de 2022 identificamos que o município apresentou desempenho abaixo das metas estabelecidas em 04 indicadores por desempenho, motivando a necessidade de um redirecionamento no processo de trabalho das equipes da APS. O Departamento da APS realiza um monitoramento mensal dos indicadores de saúde e do diagnóstico situacional de cada unidade através de uma planilha compartilhada e discutida rotineiramente com as equipes, utilizando o software eSUS Feedback, para o auxílio no monitoramento, identificação, acompanhamento e validação dos dados em saúde. A partir da queda significativa de 04 indicadores Previne foi elaborado um plano de intervenção para cada UBS e sua equipe, com a discussão dos processos de trabalho e qualificação dos processos gerenciais para o apoio no alcance dos indicadores de saúde.

Objetivos

• Ofertar apoio técnico institucional às unidades básicas de saúde (UBS) a partir da reestruturação dos processos de trabalho das equipes de saúde da família (ESF) e qualificação dos processos gerenciais das UBS através da execução de um plano de intervenção individualizado para melhoria dos indicadores Previne • Alcance das metas dos 07 indicadores Previne dentro do ano de 2022 • Aumento do percentual dos 07 indicadores Previne dentro do ano de 2022.

Metodologia

Inicialmente a coordenação da APS elaborou um relatório com o diagnóstico situacional de cada UBS utilizando um instrumento padrão com o mapeamento geral: composição da equipe, estrutura física, cronograma, caracterização do processo de trabalho e explanação do monitoramento dos indicadores, criando um espaço oportuno de debate sobre as dificuldades vivenciadas nos serviços para o alcance das metas dos indicadores. Através do diagnóstico de cada unidade foi elaborado um plano de intervenção por UBS, com a reestruturação dos processos de trabalho guiados a partir de cada meta dos indicadores Previne não atingida, as ações de intervenção necessárias para o seu alcance, seus responsáveis e o período de execução. O plano de intervenção foi executado e acompanhado pela coordenação da APS e o apoio técnico dos indicadores Previne, sendo possível visualizar a evolução das equipes e dos indicadores de forma contínua, estabelecendo uma comunicação ativa com as equipes sobre a situação das metas dos indicadores em tempo real. O eSUS Feedback é uma ferramenta essencial para o monitoramento das metas, pois nele cada indicador Previne é detalhado, sinalizando qualquer pendência no sistema, identificando o usuário para a busca ativa. A ferramenta emite o desempenho por equipe, através de gráficos, apontando o aumento ou o declínio na meta em cada indicador. Além disso, é possível ter a previsão do desempenho por equipe do próximo mês.

Resultados

O município de Ingá obteve aumento do percentual em todos os 07 indicadores Previne em 2022, com o alcance das metas estabelecidas pelo programa. Os 04 indicadores de desempenho que estavam abaixo da meta apresentaram aumento no percentual: a proporção de gestantes com pelo menos 6 consultas pré-natal realizadas até a 12ª semana de gestação (meta: 60%, Q1: 52%, Q3: 57%) proporção de crianças de 1 ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo b e Poliomielite inativada (meta: 95%, Q1: 86%, Q3: 96%) proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre (meta: 50%, Q1: 31%, Q3: 49%) e proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre (meta: 50%, Q1: 23%, Q3: 49%). Houve o aumento no percentual do indicador sintético final (Q1: 8,51, Q3: 9,94) da proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV (meta: 60%, Q1: 70%, Q3: 80%), da proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado (meta: 60%, Q1: 67%, Q3: 79%), da proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS (meta: 40%, Q1: 40%, Q3: 46%). Conforme os resultados do 3º Quadrimestre de Indicadores do ano de 2022, dos 223 municípios da Paraíba, o município de Ingá ficou em 17º lugar no Ranking estadual.

Conclusoes

Através da colaboração da gestão municipal, coordenação da APS, apoio técnico Previne e profissionais que atuam na APS a execução de um plano de intervenção foi uma estratégia eficiente para melhorar os indicadores do Programa Previne Brasil e os processos de trabalho, fortalecendo cada vez mais a APS. A experiência relatada evidencia a importância e necessidade da reestruturação dos processos de trabalho das equipes de saúde da família (ESF) de forma continuada, através da qualificação dos processos gerenciais das UBS, proporcionando o desenvolvimento de estratégias para o alcance dos indicadores do Previne Brasil, entendendo que o programa fortalece a APS, estimula o acesso aos serviços, a melhoria da qualidade da assistência, uma cobertura efetiva da APS, alcance das metas e a responsabilização dos gestores e profissionais, de tal modo que o modelo de financiamento motiva o modelo de atenção praticado. Logo, concluímos que esta experiência foi exitosa com sua finalidade e que não se encerra aqui, dando continuidade ao processo de monitoramento e acompanhamento das equipes da APS através de intervenções tecnológicas e de gerenciamento.

Banner