Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 6 - Parque das Emas

Modalidade

1

Temática

Estado

Paraíba

Cidade

Queimadas

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

INTERSETORIALIDADE ENTRE VIGILANCIA, ACADEMIA DA SAÚDE, REDE DE NUTRIÇÃO PARA QUALIDADE DE VIDA

Apresentação/Introdução:

O município de Queimadas-PB atualmente conta com uma população de 45 mil habitantes, destes 7.796 são hipertensos, 2492 são diabéticas e 5099 pessoas vivendo acima do peso, a partir da análise situacional observou-se a necessidade de intervir e proporcionar aos usuários melhorar a qualidade de vida e saúde. Neste sentido, a gestão aliada aos colaboradores da vigilância em saúde, academia da saúde e da rede de nutrição firmaram uma parceria intersetorial para elaborar um projeto que promovesse melhoria da qualidade de vida das pessoas de modo a tentar reduzir a doenças crônicas não transmissíveis e assim promover saúde. Diante disto, foi dado início a um projeto piloto em fevereiro de 2023, tendo com público alvo os usuários que vivem acima do peso e que tem associado ao menos uma comorbidade como hipertensão, diabetes, e que sejam participantes das academias de saúde da sede no município e no distrito do Ligeiro. Realizou-se um cadastro desses usuários, uma seleção dos interessados em participar do projeto, sendo oferecido apoio continuo do profissional de educação física, do nutricionista com avaliação periódica e propostas de reeducação alimentar e profissionais das equipes de vigilância em saúde e da atenção primária para dar suporte aos usuários.

Objetivos

Geral: Realizar um acompanhamento multiprofissional dos usuários com sobrepeso com foco prevenção da saúde a partir de atividades físicas e mudança de hábitos alimentares. Específicos: Melhorar a qualidade de vida dos usuários com sobrepeso, diabéticos e hipertensos a partir reeducação alimentar Diminuir os casos de pessoas vivendo com sobrepeso

Metodologia

Foram realizadas reuniões com equipe para troca de ideias e elaboração do projeto reuniões com a rede de nutricionistas e educadores físicos para propor ações passiveis de realização e indicar os materiais necessários para dar início ao projeto, criado ainda um cartão para monitoramento mensal dos usuários com informações de medidas, pressão arterial, glicemia capilar e outros. Foi elencado materiais para aquisição por parte da gestão como balança de bioimpedância, fita antropométricas, materiais para reequipar as academias da saúde como colchonetes, estepes, corda e etc. Criou-se como critérios de inclusão usuários que apresentem sobrepeso, sejam hipertensos e/ou diabéticos, sendo inseridos em um grupo controle a cada noventa dias. Elaborou-se através um forms google um link de cadastro para realizar as inscrições dos usuários interessados no projeto, e outro link para monitoramento dos usuários com informações sobre comorbidade, medidas (peso, altura, cintura e outras), e medidas de bioimpedância. Está proposto um monitoramento mensal dos usuários inscritos no projeto, além da avaliação de medidas e suporte nutricional, estão previstas atividades educativas com diversos profissionais com o intuito de promoção da saúde, suporte e apoio motivacional.

Resultados

Foi dado início em março de 2023, com o total de 50 participantes com sobrepeso, destes 25 também são diabéticos e hipertensos, 11 são diabéticos e 9 são hipertensos. Estes usuários participam ativamente de 2 encontros, o primeiro para apresentação do projeto, exposição dos critérios de inclusão (sobrepeso, hipertensão e diabetes) nos grupos e realização do cadastro do usuário no segundo encontro os usuários foram convidados para avaliação física, avaliação dos sinais vitais, e momento de orientação nutricional ocorreu no mês de março o terceiro está previsto para final do mês de abril seguirá os mesmos passos do segundo encontro. Os participantes realizam atividades de atividade físicas ao menos duas vezes por semana nas academias da saúde, são orientação a realizar caminhadas. Foi observado após o segundo encontro os usuários se mantém participantes, incentivadores entre si, houve perca de medidas, e também sugestões por parte dos usuários de atividades diferencias para tornar o processo dinâmico.

Conclusoes

É importante valorizar as pessoas e suas limitações, bem como propor atividades alicerçadas com equipes multiprofissionais com foco na promoção da saúde através da adoção de novos hábitos de atividade física e alimentares, na busca de uma melhor qualidade de vida. Neste sentido, mensalmente a equipe realiza um momento de avaliação, observação de metas e planejamento continuo das atividades. O projeto ainda segue em andamento e esta sendo bem aceito pela comunidade, e a busca pela inscrição já se apresenta com lista de espera de novos usuários para o próximo grupo.