Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 6 - Parque das Emas

Modalidade

1

Temática

Estado

Paraíba

Cidade

São Francisco

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

VACINAÇÃO CONTRA COVID 19 EM SÃO FRANCISCO: O ÊXITO DA INTERSETORIALIDADE

Apresentação/Introdução:

Os coronavírus (CoV) são uma ampla família de vírus que podem causar uma variedade de condições, do resfriado comum a doenças mais graves. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou em 30 de janeiro de 2020 que o surto do novo coronavírus (2019-nCoV) constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). A vacinação contra COVID 19, no Brasil, teve início em janeiro de 2021. O município de São Francisco, em um trabalho intersetorial de articulação e mobilização entre as áreas de saúde, educação, assistência social e infraestrutura, elaborou e executou estratégias diversificadas de vacinação contra COVID 19 no território de modo que a imunização avançasse de maneira célere e alcançasse o maior número de pessoas. A vacinação foi realizada em todo município, incluindo sede e zona rural, com imunizantes disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde e em pontos estratégicos definidos pelas equipes de saúde para facilitar o acesso dos usuários à vacina contra COVID 19. Diferentes estratégias de vacinação foram adotadas no município a fim de alcançar o público-alvo e, assim, reduzir o número de casos graves da doença e conter a disseminação do vírus.

Objetivos

Geral Garantir maior controle e diminuição efetiva dos casos de COVID 19 através da vacinação. Específicos • Implementar e reforçar práticas seguras no processo de imunização nas UBS e nos pontos estratégicos de vacinação • Vacinar contra COVID 19, de modo célere, um maior número de pessoas • Estabelecer parcerias intersetoriais para promover a vacinação em pontos estratégicos do município, definidos pela APS.

Metodologia

O presente projeto foi criado para facilitar o acesso aos imunizantes e conscientizar a população sobre a importância da vacinação. A vacina passou a ser disponibilizada nos domicílios para os pacientes acamados e domiciliados, nos pontos estratégicos: em escolas, ginásio municipal, associações comunitárias na zona rural, Igrejas, praças, feira livre, creches, assim como em todas as Unidades Básicas de Saúde. Além da oferta da vacina em pontos específicos, a SMS promoveu ações de busca ativa da população, através dos Agentes Comunitários de Saúde, contatando as pessoas que constavam nas listas repassadas pelos ACS, informando os locais e horários de vacinação, que contribuíram para a ampliação da cobertura vacinal. Foram firmadas parcerias intersetorias entre secretarias municipais e órgãos públicos de modo a facilitar a efetivação de vacinação nos pontos determinados, isto é, a vacinação “extra-muro”.

Resultados

Podemos destacar o aproveitamento das doses que se deu pelo planejamento estratégico e logístico realizado pela Atenção Primária à Saúde o que contribuiu massivamente para o bom êxito de vacinados. Essas estratégias ajudaram o município vacinar cada vez mais pessoas e manter a conscientização de que a vacina é segura e protege, de forma que a recusa pelo imunizante foi irrelevante no território municipal. O município, considerando a cobertura vacinal, foi destaque estadual, entre os municípios que mais vacinaram público-alvo contra COVID 19. Foram definidas e estabelecidas medidas de segurança para dá celeridade a vacinação e capacitação dos profissionais de saúde nos sistemas de informações de dados para garantir a alimentação diária das doses administradas. Para tanto, este Protocolo preconizou o fortalecimento da integração dos atores do SUS, bem como de segmentos da sociedade , envolvidos direta ou indiretamente com a redução dos casos da doença.

Conclusoes

O planejamento antecipado de ações e atividades de vacinação contra COVID 19 conduziu a uma vacinação mais efetiva e, por conseguinte, a uma proteção mais eficaz da saúde da população francisquense. Além disso, a execução das estratégias diversificadas de vacinação implementadas no município garantiram, na rede de atenção primária à saúde, a redução do número de pessoas infectadas pelo vírus da COVID 19 e, consequentemente, o número reduzido de óbitos pela doença. Reitera-se que o presente documento é dinâmico e que poderá sofrer atualizações à luz dos novos conhecimentos, pois a COVID-19 é uma doença nova e as vacinas vinculadas à sua prevenção também são inovadoras.

Banner