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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 17 - Pequi

Modalidade

1

Temática

Estado

Paraíba

Cidade

João Pessoa

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

RELATO DE EXPERIÊNCIA: ODONTOLOGIA EM CENA COM ABORDAGEM EM ESCOLAS MUNICIPAIS

Apresentação/Introdução:

O ambiente escolar pode ir além dos conhecimentos ministrados pelos docentes, podendo ser proposto uma correlação entre o desenvolvimento intelectual, cognitivo e físico por meio de programas educacionais e de saúde. As crianças tem grande capacidade de aprendizado e desenvolvimento por meio da observação e interação com o meio, o que gera motivação e compreensão do que lhe é apresentado. Diante disso, parcerias entre profissionais de saúde e instituições educacionais são vantajosas, uma vez que oferecem às crianças informação e interatividade, usando o lúdico não apenas para os conhecimentos fundamentais, como também, para a prevenção de doenças, inclusive as bucais. (ALMEIDA et al., 2021 ALMEIDA et al., 2020a/b NEGREIRO, REGIS-ARANHA, RODRIGUES, 2018 SALES, MESCHIAL, OLIVEIRA, 2018). Crianças na faixa etária entre 2 a 12 anos são o enfoque principal para prevenção e combate a cárie dentária, devido a presença de dentição decídua e/ou mista, pois nessa fase é imprescindível a manutenção da saúde bucal satisfatória, fazendo com que o ambiente se torne favorável ao não surgimento da doença, motivando ações públicas efetivas em prol de sua erradicação (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2013).

Objetivos

Este trabalho tem como objetivo apresentar, através do "Odonto em Cena", um recurso lúdico, o programa de promoção e prevenção à saúde bucal em ambiente escolar. Cujo o intuito é de conscientizar a cerca dos males e consequências da presença e evolução da doença cárie.

Metodologia

O projeto foi idealizado para agregar um serviço oferecido a população pela Secretaria Municipal da Saúde do município de João Pessoa em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, sendo realizado durante os eventos da Caravana do Cuidar - evento que acontece para alcançar comunidades que apresentam maior vulnerabilidade socio-econômica. Diante disso, foi percebido a necessidade de expansão do projeto para que houvesse um alcance maior, expandindo a disseminação de informação de saúde bucal em crianças. O projeto é executado por meio de peça teatral desenvolvida para crianças como principal público-alvo, com a participação de cirurgiões-dentistas (CD) e auxiliares de saúde bucal na atuação de personagens, facilitando o diálogo e explanação da complexa temática cárie. A seleção das escolas é feita respeitando alguns critérios, que são: escolas municipais adstritas ao local de realização do evento da Caravana do Cuidar em fase do ensino pré-escolar, fundamental 1 e 2. A peça, que se utiliza de fantoches e interação direta com as crianças, faz a brincadeira proporcionar a elas a oportunidade de escolhas, tornando-as com agente ativo da situação. O CD é apresentado como a figura de herói, desmistificando medos e traumas nem sempre vividos, mas muitas vezes transferidos dos pais e/ou cuidadores. A peça se utiliza de personagens e textos adaptados a realidade das crianças presentes em cada apresentação, alimenta a fantasia, estabelecendo uma ponte com a realidade.

Resultados

Interação e assimilação da peça teatral, com auxílio de fantoches, músicas infantis, brincadeiras, palestras e simulação em macro modelo bucal com execução da técnica de escovação dentária. Houve também reconhecimento de que esse trabalho desenvolvido de forma lúdica por profissionais de saúde, não está sendo negligenciado a seriedade dos conteúdos trabalhados com as crianças, conseguindo fomentar a saúde bucal como prioridade. Essa atividade proporcionou aos CDs e ASBs sair do atendimento convencional no consultório das Unidades Básicas de Saúde para a atuação em comunidade. Além disso, gerou-se nas crianças o estímulo de se tornarem replicadoras do conhecimento e das informações adquiridas.

Conclusoes

Conclui-se que a estratégia de utilizar o lúdico como ferramenta de ensino mostra que o benefício é bilateral com a diversificação de conhecimentos e experiências sobre a saúde bucal infantil, visando o crescimento holístico de todos os envolvidos.

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