Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 2 - Rio Araguaia

Modalidade

1

Temática

Estado

Paraíba

Cidade

Condado

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

PEIXARIA - CONTROLE BIOLÓGICO DE FOCO DO AEDES AEGYPTI

Apresentação/Introdução:

O método peixaria está sendo usado desde dezembro do ano de 2019 aqui no nosso município de condado com a finalidade de controlar e eliminar focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chinkungunya. Esse método foi elaborado depois de passarmos por índices de infestação predial alto e altos números de casos de dengue notificados anteriormente na cidade. Como método peixaria se tonou mais eficiente e rápido no controle e eliminação de focos. O peixe usado e uma espécie de cativeiro, conhecido na região como "barrigudinho", uma espécie dócil, pequena e de água parada, que se adaptam aos reservatórios usados para acumulo de água em residencias, tais como caixas d'água, tanques, tambores, entre outros não causando nenhum problema ao morador ou ao reservatório no qual foi introduzido. Apos a introdução do método no imóvel, a equipe de ace monitora o mesmo a fim de extrair dados sobre a eficiência do método naquele imóvel. Os exemplares são distribuídos de forma gratuita aos moradores onde os mesmo são orientados sobre o método e formas de manutenção, que e quase zero para o morador. Com os resultados alcançados com esse método conseguimos diminuir os focos em áreas preocupantes, diminuir casos de dengue na cidade e zerar o IIP, além de diminuir a distribuição de larvicida nos depósitos com controle químico de focos.

Objetivos

DIMINUIR, CONTROLAR E ELIMINAR FOCOS DO AEDES DIMINUIR O USO DE LARVICIDA (CONTROLE QUÍMICO) MONITORAR ÁREAS DE RISCO USAR MÉTODO BIOLÓGICO COMO PRINCIPAL FORMA DE CONTROLE DE FOCOS. CRIAR MAIS TANQUES DE DISTRIBUIÇÃO DE PEIXES EM DIFERENTES ÁREAS PARTILHAR DADOS, RESULTADOS E EXPERIENCIA COM DEMAIS CIDADES.

Metodologia

IDENTIFICAR ÁREAS (IMOVEIS) COM FOCO DISTRIBUIR OS EXEMPLARES DO PEIXE, SEMANALMENTE MONITORAR OS IMÓVEIS COM O MÉTODO, SEMANALMENTE EXTRAIR E CLASSIFICAR DADOS, BIMESTRALMENTE. ELABORAR RELATÓRIOS DE DADOS, BIMESTRALMENTE. AVALIAR DADOS, BIMESTRALMENTE

Resultados

DIMINUIÇÃO DE FOCOS: houve uma diminuição e ate total eliminação de focos do aedes nas residências que usamos o método da peixaria. DIMINUIÇÃO DE USO DE LARVICIDA (CONTROLE QUÍMICO) nas visitas diárias os agentes de endemias passaram a usa o peixe como principal forma de controle e eliminação de focos, diminuindo o uso do larvicida químico. DIMINUIÇÃO DO IIP, ( índice de infestação predial) o índice de infestação predial realizado trimestralmente, para gerar dados sobre a infestação de aedes na regiao caíram de 6,0 em 2019 para 0,0 em janeiro de 2023. DIMINUIÇÃO DE CASOS DE DENGUE, ZIKA E FEBRE CHIKUNGUNYA os casos dessas doenças caíram segundo mostra o SINAN.

Conclusoes

Apos anos usando e criando metodologias para melhorar o nosso trabalho diário de controle e eliminação de focos, consequentemente diminuir os agravos causados pelo mosquito transmissor aos usuários das nossas áreas de atuação, vimos nesse método à forma mais eficaz e adaptável para a realidade do nosso município. Ao longo do desenvolvimento de método tivemos momentos de criticas de alguns profissionais, aos quais sempre minimizaram ou descredibilizaram nossa iniciativa como incapaz de resolver a problemática no qual estávamos passando no momento. Porem sempre buscando adaptar e melhorar o método usado, ao longo dos anos estamos conseguindo "SIM" alcançar uma melhor assistência a população com uma medida simples, barata e eficiente para o nosso município. Apresentamos nosso método aos demais municípios da 6ª região de saúde, onde apresentamos a metodologia do projeto e os dados alcançados, tomando referencia para os demais municípios, que por sua vez estiveram no nosso município para verem os resultados e a forma de cultivo dos peixes, e adquirir alguns exemplares para serem posteriormente cultivados e distribuídos em seus respectivos municípios.

Banner