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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 6 - Parque das Emas

Modalidade

1

Temática

Estado

Paraíba

Cidade

Santa Cruz

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

ANSIEDADE NA ESCOLA: DIAGNÓSTICO, PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO D

Apresentação/Introdução:

A educação escolar deve basear-se e contribuir para o desenvolvimento psicológico e social do aluno, tornando-o o indivíduo autônomo, crítico e capaz de relacionar-se positivamente com os outros, cooperando com eles, assim, a escola desempenha muitas funções no desenvolvimento e formação para a vida. A escola, portanto, pode oferecer um ambiente propício para a percepção da ansiedade de crianças e adolescentes por ser um espaço intermediário entre a família e a sociedade, onde ocorrem situações psíquicas significativas que podem beneficiar ou prejudicar as condições emocionais dos alunos Os transtornos de ansiedade em crianças e jovens são comuns e constituem o maior grupo de problemas de saúde mental durante a infância. Eles podem causar um efeito negativo e significativo no funcionamento diário, criar impacto na trajetória do desenvolvimento e interferir na capacidade de aprendizagem, no desenvolvimento de amizades e nas relações familiares. Diante do exposto e considerando a relevância do tema, surgiu o interesse em realizar um projeto de intervenção com estudantes do ensino fundamental do município de Santa Cruz/PB, sendo voltado para a ansiedade escolar, considerando a alta demanda de adolescentes encaminhados pela escola para o serviço de psicologia do município, com sinais de ansiedade. A construção do projeto se deu em parceria, envolvendo a Escola Estadual de Ensino Fundamental Nestor Antunes, junto com a Secretaria Municipal de Saúde.

Objetivos

OBJETIVOS Objetivo Geral Implantar um projeto piloto para diagnóstico, prevenção e tratamento do transtorno de ansiedade em uma escola de ensino fundamental II no município de Santa Cruz/PB. Objetivos específicos • Identificar os níveis de ansiedade dos alunos do ensino fundamental II • Compreender os fatores externos e internos que influenciam nos sintomas ansiosos apresentados pelos estudantes • Incentivar a discussão e reflexão sobre ansiedade e melhorias na qualidade de vida prestada aos estudantes • Utilizar a educação em saúde para troca de saberes.

Metodologia

O projeto foi aplicado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nestor Antunes com o grupo pertencente aos alunos do Ensino Fundamental II, sendo o 6°, 7° e 8° anos, no mês de agosto de 2022. Após a realização de uma reunião de alinhamento junto com equipe técnica da Escola Nestor Antunes, os pais assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE, assim como os alunos receberam o Termo de Assentimento, confirmando o interesse em participar do estudo. A coleta de dados ocorreu através da Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC), instrumento composto por 39 itens avaliados numa escala tipo Likert de 4 pontos. A análise de dados, descritivas e inferenciais, será realizada através do software IBM SPSS Statistics for Windows Version 20 (SPSS version 20.0, IBM Corp., 2011). A amostra deste projeto foi composta por crianças e adolescentes com faixa etária entre 11 a 19 anos de idade, a escala foi aplicada de forma coletiva, dividindo-se as turmas em pequenos grupos, para a melhor efetivação do estudo. Participaram da pesquisa, 104 alunos do 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. A avaliação aconteceu durante o turno de aula, em horário pré-estabelecido junto a coordenação da escola nos dias 01 e 02 de agosto de 2022, tendo duração média de 50 minutos. deu em apenas um encontro e foi conduzida pela psicóloga da Atenção Básica de Saúde, Talita Juvêncio de Almeida (CRP: 13/8477), com o apoio da Equipe Multiprofissional do município.

Resultados

Dos 104 alunos que participaram da Escala, 50 (cinquenta) sendo 48,77% da amostra tiveram uma pontuação que indica indícios de ansiedade. Os itens avaliados foram: sintomas físicos que inclui os subfatores de tensão/inquietude e somático/autonômico Evitamento do Perigo que compreende os subfatores perfeccionismo e comping ansioso Ansiedade social subdividido em humilhação, rejeição e desempenho público e Ansiedade de separação. Estas estatísticas são reflexos da dinâmica da sociedade moderna, que contribui para o surgimento de transtornos mentais e comportamentais. Destes 50, temos 33 do sexo feminino e 17 do sexo masculino, com a faixa etária de 11 a 19 anos. Após os resultados obtidos com aplicação da escala, foram oferecidas oficinas terapêuticas quinzenais voltadas àqueles alunos que forem identificados com maior necessidade de acompanhamento. Nessas oficinas foram realizadas atividades com temáticas e metodologias que buscam promover uma melhoria nas habilidades sociais e na qualidade de vida dos estudantes, dentro e fora do ambiente escolar.

Conclusoes

Diversos fatores podem estar relacionados à evolução de quadros de ansiedade, entre eles, situações do ambiente, da família, da escola, das interações sociais, entre outros fatores. Muitas vezes, a criança ou adolescente que está passando por uma experiência emocional de ansiedade ou depressão, não relata para os pais por vergonha ou medo de não serem compreendidos. É neste sentido que a escola tem um papel importante, por promover o desenvolvimento humano, sendo a saúde mental parte fundamental para um bom desenvolvimento. Diante dessa compreensão e dos dados obtidos neste trabalho, percebe-se a importância do trabalho conjunto entre escola e saúde e da implantação de novos projetos e programas que busquem trazer melhorias à qualidade de vida da população estudada.