Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 7 - Serra dos Pirineus

Modalidade

1

Temática

1

Estado

Rio de Janeiro

Cidade

São Pedro da Aldeia

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

INTERSETORIALIDADE DO PSE COMO FERRAMENTA PARA MONITORAMENTO DOS ÍNDICES DE OBESIDADE INFANTIL

Apresentação/Introdução:

O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma iniciativa interministerial que visa a integração da educação e saúde para melhoria da qualidade de vida dos educandos. Entre as ações preconizadas pelo programa destacam-se as práticas de promoção da alimentação saudável que visam reforçar a prevenção e controle da obesidade infantil no ambiente escolar, fortalecendo o cuidado integrado e multidisciplinar. Essas ações ocorrem nas escolas pactuadas pelo programa e incluem o público da Educação Infantil (creches e pré-escolas) e Ensino Fundamental I e II. Sabe-se que a prevalência de obesidade tem aumentado de maneira epidêmica entre crianças e adolescentes nas últimas quatro décadas e, atualmente, representa um grande problema de saúde pública no mundo. A obesidade em crianças e adolescentes é um problema grave, que ocasiona repercussões deletérias importantes em crianças, adolescentes, jovens e adultos, como diabetes mellitus tipo 2, hipertensão, doença hepática, doenças renais, problemas com mobilidade, asma, depressão, ansiedade, transtorno alimentares, além de sobrecarregar o SUS com altos custos relacionados ao tratamento do agravo e de suas complicações. Dado o exposto, este estudo buscou avaliar o estado nutricional de estudantes aldeenses matriculados nas escolas municipais pactuadas no PSE, visando identificar e intervir no desenvolvimento da obesidade infantil no município de São Pedro da Aldeia utilizando como estratégia a intersetorialide do programa.

Objetivos

Objetivo geral: Monitorar o avanço da obesidade infantil nas escolas da rede pública através de parceria entre a secretaria de saúde e educação. Objetivo específico: Avaliar o estado nutricional dos educandos matriculados nas escolas municipais pactuadas no PSE e Contribuir para a melhoria da saúde e da nutrição das crianças identificadas com obesidade no Programa Saúde na Escola.

Metodologia

O presente trabalho foi realizado, no período de agosto a dezembro de 2022, em 33 escolas municipais de Ed. Infantil e Fundamental I do município de São Pedro da Aldeia com 4.949 alunos de ambos os sexos na faixa etária de 4 a 10 anos e 11 meses de idade, caracterizando, portanto, a avaliação de pré-escolares e escolares. A realização da antropometria foi realizada através da parceria entre a Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação do município, através do PSE e dividiu o quantitativo de escolas de Ed. Infantil e Fundamental I entre as secretarias, ficando o NASF responsável por 8 escolas, a nutricionista do PSE por 13 escolas e os nutricionistas da educação com 12 escolas. A antropometria (peso e altura) foi realizada através de uma balança digital com estadiômetro, para crianças com altura menor que 1 metro, foi utilizado um estadiômetro digital ultrassônico portátil – Avanutri e/ou a altura foi aferida com auxílio de uma fita métrica na parede. Para avaliação nutricional foram avaliados os dados de estatura (m) e peso corpóreo (kg) das crianças. As medidas de peso e altura foram utilizadas para calcular o Indice de Massa Corporal (IMC) com referência da OMS (2006 2007) de IMC por idade e sexo, classificando as crianças através do protocolo do SISVAN, por score-z. Os dados foram tabulados no Excel para criação de gráficos e análise estatística.

Resultados

Através da parceria entre a Secretaria de Saúde e Educação foi possível avaliar 4959 crianças pertencentes a 32 escolas municipais. Ao todo 3.504 alunos (70,8%) foram avaliados pela saúde e 1.445 (29,2%) pela educação. Os dados de antropometria das secretarias foram compilados pela nutricionista do PSE responsável pelo monitoramento e então expressos em porcentagem. Os resultados permitiram identificar 473 alunos (9,5%) com obesidade e 290 alunos (5,8%) com obesidade grave, totalizando 762 (15,4%) indivíduos com obesidade. Com esse resultado, nota-se uma alta prevalência de obesidade no município, visto que segundo o Ministério da Saúde, em 2022, 47,96% das crianças de 5 a 10 anos estão obesas no Brasil, sendo 10,41% na região Sudeste. O compartilhamento de dados entre as secretarias permitiu que o monitoramento fosse realizado de forma mais rápida e eficaz, o que só foi possível pela intersetorialidade do PSE. Após a análise dos dados das 32 escolas avaliadas, observou-se através da antropometria dos educandos do município de São Pedro da Aldeia a necessidade de intervenção. Tendo em conta os resultados, as secretarias de saúde e educação atuarão em conjunto no biênio 2023-2024 do PSE para promover o atendimento nutricional individualizado dos educandos com obesidade de forma descentralizada, além de promover ações educativas sobre alimentação saudável em todas as escolas pactuadas.

Conclusoes

Este estudo buscou demonstrar a importância da intersetorialidade do PSE para operacionalização do monitoramento da obesidade infantil e mapeamento do cenário alimentar e nutricional de crianças no município de São Pedro da Aldeia. De modo geral, os resultados sugerem que os índices de obesidade entre os educandos de 4 a 10 anos são altos, sendo fundamental que as secretarias de saúde e educação realizem estratégias de intervenção e continuem o monitoramento. Conclui-se, portanto, que o PSE é uma ferramenta importante para promoção de ações de alimentação saudável e controle da obesidade infantil no município e que as propostas de intervenção pensadas pelos gestores da pasta para o biênio em vigor só foram possíveis pelos resultados alcançados neste trabalho.