Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 7 - Serra dos Pirineus

Modalidade

1

Temática

Estado

Rio de Janeiro

Cidade

Quissamã

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

MONITORAMENTO DE INDICADORES DO PREFAPS PARA QUALIFICAÇÃO DO CUIDADO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Apresentação/Introdução:

Em 2019, a Secretaria Estadual de Saúde do RJ instituiu o PREFAPS (Programa Estadual de Financiamento da Atenção Primária/RJ), que tem o objetivo de apoiar a organização, expansão e qualificação da Atenção Primária à Saúde (APS) no âmbito do estado do Rio de Janeiro. Tem sido, desde então a principal estratégia da Secretaria Estadual de Saúde (SES) para o financiamento da APS no RJ, compreendendo a Estratégia Saúde da Família (ESF) como modelo prioritário para a organização da APS. O PREFAPS se organiza segundo os componentes: sustentabilidade, expansão e Desempenho, este último o escopo do presente trabalho. Foi estabelecido pela SES mecanismo de repasse financeiros atrelados ao cumprimento de metas de indicadores estratégicos com objetivo de qualificar as ações desenvolvidas pela APS. A avaliação desses indicadores ocorre quadrimestralmente, a partir da alimentação mensal dos Sistemas de informação em Saúde. A partir de 2021, a Coordenação da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Quissamã/RJ estabeleceu estratégias para o aprimoramento do processo de trabalho com vistas a atingir os indicadores e, por conseguinte, qualificar o cuidado em saúde valorizando o acolhimento, o vínculo, a responsabilização e a escuta empática. Para tal foram priorizadas algumas estratégias, entre elas: educação permanente da equipe, informatização das Unidades de Saúde da Família e o monitoramento e avaliação mensal dos indicadores estabelecidos.

Objetivos

Objetivo Geral Melhorar o acesso e a qualidade dos serviços prestados no município de Quissamã-RJ no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Objetivos específicos 1. Organizar o processo de trabalho na Atenção Primária com vistas a fortalecer e qualificar a atenção à população, garantindo acesso aos serviços de saúde em tempo oportuno 2. Sensibilizar as equipes da ESF através de educação permanente para o desenvolvimento de um olhar humanizado e acolhedor, evitando complicações das doenças, gerando redução de gastos e melhorando a qualidade de vida das pessoas 3. Acompanhar e avaliar mensalmente os indicadores de desempenho estabelecidos pelo PREFAPS, buscando estabelecer estratégias de trabalho singulares para atingir os resultados esperados.

Metodologia

Estabelecida uma rotina de acompanhamento e avaliação mensal do SISAB pelo nível central bem como realizadas reuniões de equipe com a saúde da família para discutir os resultados e traçar coletivamente ações estratégicas para aprimorar o processo de trabalho e melhorar os registros da produção realizada. Concomitantemente, foi ampliada a Tecnologia da Informação (TI) nas unidades de saúde com aluguel de equipamentos para que todos os profissionais pudessem registrar suas atividades em tempo real e pactuadas melhorias no sistema de gestão municipal para acompanhamento dos indicadores. Além disso, foram programadas atividades de educação permanente em saúde, através de rodas de conversa, entre especialistas e as equipes de saúde da família, o que fortaleceu a relação entre a atenção primária e secundária. Algumas mudanças na organização do processo de trabalho foram praticadas, dentre elas destacamos: a) realização dos testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e C na primeira consulta de pré-natal b) monitoramento das consultas de pré-natal e o agendamento das consultas futuras c) estabelecidas consultas para cuidado continuado de hipertensos e diabéticos e priorizada coleta de hemoglobina glicosilada na própria unidade de saúde e d) estabelecida busca ativa das mulheres com preventivo atrasado e aprazamento do exame em visita domiciliar.

Resultados

Os resultados do PREFAPS apontam para o aprimoramento da produção do cuidado das nove equipes de saúde da família, que abrangem 100% da população do município de Quissamã. Devido as metas alcançadas, recebemos 100% do incentivo do componente desempenho nos quadrimestres de 2022. No terceiro quadrimestre de 2022 foram avaliados indicadores que possuem periodicidade de avaliação quadrimestral e anual, totalizando um rol de 8 indicadores, alcançamos 6 o que representa o alcance de 75% dos indicadores. Não houve alcance apenas do indicador Razão entre atendimentos de enfermeiros (as) na APS e a estimativa de população coberta pela Estratégia Saúde da Família e do indicador Cobertura do estado nutricional. As mudanças adotadas no processo de trabalho ampliaram o acesso do usuário nas unidades de saúde da família, viabilizaram o acompanhamento continuado e sistemático de hipertensos, diabéticos e gestantes responsabilizaram os membros da equipe na produção do cuidado bem como fortaleceu a integração entre a saúde da família, as gerências dos programas de saúde e os médicos do Centro Especializado de Saúde. As atividades de educação permanente amplificaram os conhecimentos das equipes de saúde. Todo o trabalho teve o apoio da gestão municipal.

Conclusoes

Com a instituição do processo de monitoramento e avaliação dos indicadores de desempenho do PREFAPS foram organizadas ações para enfrentamento dos nós críticos para melhorar o processo de trabalho na Atenção Primária. Os resultados apresentados quadrimestralmente produziram benefícios tanto para os usuários, quanto para os profissionais de saúde e para a gestão. Houve uma ampliação no acesso da população a APS bem como melhorias na qualidade do serviço prestado. O compartilhamento de responsabilidades entre a Secretaria Municipal de Saúde, Coordenação de Saúde da Família, equipes de família, Coordenação de Saúde Bucal, Coordenação do Laboratório Municipal, Médicos do Centro de Saúde Especializado foi um fator de sucesso para o alcance desses resultados. Ainda que tenhamos alcançado a maior parte dos indicadores nos manteremos vigilantes e em diálogo permanente com toda a rede de saúde e com os usuários.