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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 7 - Serra dos Pirineus

Modalidade

1

Temática

Estado

Rio de Janeiro

Cidade

Bom Jesus do Itabapoana

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

NUTRINDO AS DIVERSIDADES- UM ESTÍMULO À ALIMENTAÇÃO, SOCIALIZAÇÃO E ACOLHIMENTO.

Apresentação/Introdução:

Este projeto tem como público alvo crianças entre 3 e 8 anos com espectro autista, que frequentam o CAPS, apresentando seletividade alimentar além de dificuldades na socialização e também o suporte, acolhimento e capacitação de seus familiares. No projeto são realizadas semanalmente oficinas sob a direção da Terapeuta Ocupacional e Nutricionista da equipe, que utilizam recursos em atividades para trabalhar a parte alimentar, sensorial e a socialização de um grupo de crianças que apresentam essa demanda. O trabalho com este grupo sensibilizou a equipe para além da realização do momento com as crianças, a criação também de um momento especifico com os responsáveis pelas mesmas, onde são produzidos alimentos que estes podem levar para consumirem em suas casas, o que contribui com responsáveis com baixo poder aquisitivo para adquirir os alimentos, além de ser um espaço que os acolhem possibilitando trocas e acolhimento. É importante reiterar que, as verduras utilizadas nessa oficina com os responsáveis, são colhidas no próprio CAPS, e foram plantadas pelos usuários adultos.

Objetivos

Este projeto teve como objetivo inicial estimular a melhoria da alimentação de crianças usuárias do CAPS com seletividade alimentar, bem como promover o desenvolvimento de aspectos como habilidades sociais, emocionais e comunicação. Além disso o projeto busca ofertar capacitação aos responsáveis sobre o espectro autista, alimentação saudável e produção de alimentos, levando a consequente redução de gastos, bem como promover um espaço de trocas e acolhimento entre familiares.

Metodologia

Atividades semanais com crianças de 3 a 8 anos, divididos em dois grupos ( 3 a 5 anos e outro 6-a 8 anos), onde são realizadas atividades lúdicas que motivam a aproximação de alimentos, bem como a socialização. E grupo semanal com os responsáveis onde são realizados preparo de alimentos que são levados para casa, capacitação nutricional, discussões sobre temas pertinentes, ofertado suporte terapêutico e acolhimento, a partir da escuta e estimulação do dialogo e troca entre eles.

Resultados

A partir do desenvolvimento deste projeto foi observada uma grande evolução no desenvolvimento das crianças, que são observadas tanto pela equipe, como também relatadas pelos próprios responsáveis, algumas crianças vem apresentando grande melhora na comunicação, na interação social e incluindo novos alimentos em seu repertório alimentar. Os responsáveis por sua vez diante de suas necessidades, encontraram no projeto um espaço de escuta e acolhimento, onde falam de seus anseios e dificuldades. Além disso o projeto tem conseguido possibilitar a oferta de alimentos para famílias com baixo poder aquisitivo, e orientar os cuidadores para práticas econômicas e saudáveis de alimentação.

Conclusoes

Para promover saúde é necessário compreender que tratar vai muito além de estimula , é necessário conhecer cada usuário dentro de sua singularidade, suas dificuldades, seu território e sua realidade de vida, sendo muito importante a sensibilidade para enxergar as necessidades que perpassam o contexto de uma patologia, promovendo um cuidado centrado no sujeito dentro de seu contexto. O suporte familiar também é uma forma de cuidar, sendo também um trabalho da equipe do CAPS ofertar acolhimento a estas famílias. A alimentação também é uma forma de exploração do mundo, além de ser parte importante do desenvolvimento, no autismo esse é um aspecto importante uma vez que muitas crianças nessa condição apresentam dificuldades alimentares e além disso, existem estudos que mostram evidências da influencia dos alimentos no comportamento de crianças com espectro autista, bem como sinais de melhoria quando submetidos a uma dieta especifica. Reconhecer a dificuldade de alguns familiares em ter acesso aos alimentos trabalhados nas oficinas é ponto importante também para que iniciássemos uma abordagem que também ofertasse alguma contribuição nesse sentido. o projeto tem trazido ótimos resultados para crianças e seus familiares.

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