Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 7 - Serra dos Pirineus

Modalidade

1

Temática

Estado

Rio de Janeiro

Cidade

Petrópolis

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

AMAMENTA PETRÓPOLIS-RJ: AMAMENTAÇÃO E LEITE MATERNO ORDENHADO NOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIS.

Apresentação/Introdução:

A matrícula de um bebê nas creches municipais tem sido um desafio para a continuidade da amamentação em Petrópolis, uma vez que, de maneira geral no Brasil, os Centros de Educação Infantis (CEIs) não permitem que mães amamentem no local ou enviem leite materno ordenhado para seus filhos, tendo como opção o uso de fórmula ou a introdução alimentar precoce. O Amamenta Petrópolis, projeto baseado na Lei Municipal 8.029, iniciado em dezembro de 2021, permite que mães enviem leite materno ordenhado para os CEIs do município ou vão até o local amamentar seus filhos. A idealização desse projeto partiu de uma enfermeira da estratégia da saúde da família da prefeitura de Petrópolis, pois, nas consultas de puericultura, deparava-se com a angústia de lactantes ao matricular seus filhos (em torno de 4 meses de vida) nos CEIs, que exigiam que a criança não estivesse com amamentação exclusiva, levando, muitas vezes, ao desmame. O projeto promove capacitações com os educadores, familiares e profissionais de saúde por meio de oficinas e sensibilizações sobre o tema, abordando orientações como cuidados com ordenha, armazenamento, transporte e oferta segura do leite materno. Há também o acolhimento das mães que optam por amamentar nos CEIs.

Objetivos

Fortalecer e promover a prática do aleitamento materno no município de Petrópolis por meio do recebimento, pelos centros de educação infantil do município, de leite materno ou da amamentação presencial nesses locais.

Metodologia

Por intermédio da articulação integrada com a Estratégia Saúde da Família, Programa Saúde na Escola (PSE) e com o departamento de educação infantil da Secretaria de Educação do município, foi implementado o projeto piloto, contemplando inicialmente dois CEIs do município, a fim de estudarmos as potencialidades e fragilidades do Amamenta Petrópolis. As capacitações ocorreram nesses dois CEIs, envolvendo todos os profissionais atuantes no estabelecimento em dois encontros e, posteriormente, um encontro com mães e familiares. Na sequência, foram feitas capacitações com profissionais de saúde do PSE, para que estes pudessem ser futuros multiplicadores e promovessem capacitações nos demais CEIs que aderissem ao projeto. Ao longo de todo ano letivo, o PSE e os profissionais de saúde da Estratégia Saúde da Família, que abrangem esses dois CEIs, articularam estratégias para dar suporte aos educadores e promoveram encontros para incentivar as famílias sobre a continuidade da amamentação.

Resultados

A implementação do projeto Amamenta Petrópolis fortaleceu a ação integrada entre as secretarias de saúde e educação e a comunidade na promoção da saúde da criança por meio do acesso ao leite materno nos CEIs. As capacitações por meio de oficinas geraram maior comprometimento dos profissionais de saúde com a promoção do aleitamento materno não apenas nas consultas de puericultura, mas também nas consultas de pré-natal e no apoio aos profissionais da educação por meio do Programa Saúde na Escola. A comunidade e, principalmente, as mães usuárias do SUS estão sendo encorajadas a dar continuidade à amamentação exclusiva até os 6 meses de idade dos seus filhos e a manter posteriormente a amamentação complementar até os 2 anos ou mais, conforme recomendação da OMS. O acolhimento das lactantes pelos profissionais da educação e nas oficinas de amamentação favoreceu a comunicação e escuta ativa, estabelecendo maior vínculo e parceria da educação com a família na promoção do aleitamento materno.

Conclusoes

É notório o impacto que os educadores dos CEIs, já durante as oficinas, demonstravam ao refletirem sobre como são instrumentos importantes para mudar a história da amamentação das famílias que matriculam seus filhos nos CEIs. O projeto está caminhando para a expansão em todo o município, abrangendo ainda mais usuários do SUS, com a parceria entre CEIs e Unidades de Saúde. O maior desafio tem sido a desconstrução da cultura de que creche é local de desmame, pois muitas famílias já chegam para matricular seus filhos nos CEIs desmamados ou em processo de desmame. As Unidades de Saúde da Família que abrangem os territórios dos CEIs escolhidos para implementação inicial do projeto também passaram a incentivar e estimular as famílias desde o pré-natal, contribuindo para a mudança da “cultura” da comunidade de que creche não é local de amamentar e/ou de manter a amamentação. Com isso, o Amamenta Petrópolis vem incentivando e promovendo a amamentação no município, atuando como ferramenta para diminuir o desmame precoce.

Banner