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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 17 - Pequi

Modalidade

1

Temática

Estado

Pernambuco

Cidade

Jaboatão dos Guararapes

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

A POTÊNCIA DA INTERSETORIALIDADE ENTRE SAÚDE-EDUCAÇÃO AMPLIANDO A COBERTURA DA MULTIVACINAÇÃO.

Apresentação/Introdução:

Jaboatão dos Guararapes, é o 2º maior município de Pernambuco com população estimada em 711.330 pessoas, de acordo com o Censo de 2021, também é o segundo município em número de casos e óbitos por COVID-19. Em setembro de 2021, antes do retorno presencial às aulas ocorrido em outubro deste ano, iniciamos um projeto intersetorial entre as Secretaria de Saúde e de Educação como uma forma de preparo para a Educação na prevenção à COVID-19 no ambiente escolar, com a disponibilização de vídeos educativos produzidos por profissionais de Psicologia, Terapia Ocupacional e do Programa Municipal de Imunização (PMI) no site “A Escola de Formação dos Profissionais de Educação”. Os vídeos apresentaram falas de acolhimento, modos de prevenção e informações sobre os imunizantes utilizados contra a COVID-19. A partir do envolvimento das duas secretarias, as equipes do PSE e PMI perceberam a potência do ambiente escolar em acolher alunos e seus responsáveis, por ser um ambiente protegido, definindo a inserção na escola da vacinação contra COVID-19 para toda a escola e para comunidade no entorno, como atitude e responsabilidade solidária. A ação facilita o acesso dos pais, e pela confiança destes na equipe e ambiente, favorece o sentimento de segurança para o desenvolvimento da ação. O processo envolve uma parceria com o Conselho Tutelar de conscientização e sensibilização acerca da importância da vacinação contra COVID-19 e de rotina ampliando ainda mais o alcance e importância da estratégia.

Objetivos

Analisar o impacto da multivacinação nas escolas municipais na cobertura vacinal Estimular o diálogo nas escolas sobre a importância da vacinação Identificar escolas municipais com baixas coberturas vacinais.

Metodologia

Estratégias com as equipes (volantes / unidades de saúde): em 2021 utilizamos a estratégia com as equipes das unidades de saúde do PSE para execução nas unidades escolares, com funcionamento das 08h às 12h). Com a alta adesão à campanha nas escolas, o horário foi estendido e aumentado o quantitativo de escolas, utilizando uma equipe volante, funcionando todos os dias, das 09h às 16h. Foi elaborado e divulgado calendário mensal de vacinação às lideranças locais para divulgação e orientação junto à comunidade, apoiando esta no agendamento para vacinação. Para o funcionamento da ação foi definido como público-alvo toda a comunidade escolar e região no entorno da escola. Para o público acima de 12 anos, utilizou-se um termo de consentimento para atualização do cartão de vacinação de rotina e para COVID-19 sem a necessidade da presença do responsável. Foram realizadas reuniões juntamente com conselheiros tutelares para conscientização e sensibilização acerca da importância da vacinação de rotina e contra COVID-19. Houve monitoramento mensal das escolas municipais para identificar e melhor atuar naquelas que apresentavam baixas coberturas vacinais. Todo o planejamento foi conjunto entre as duas secretarias com apoio dos gestores, corpo docente e técnicos de saúde.

Resultados

A vacinação na escola como estratégia de enfrentamento à COVID-19, iniciada em outubro de 2021 contemplou 54 escolas municipais até dezembro de 2021, somando 1.993 adolescentes vacinados in loco. Em 2022, a ação utilizando equipes volantes, devido ao êxito da estratégia, trouxe mais segurança, agilidade e acesso ao ambiente escolar não comprometendo o funcionamento das equipes da atenção básica no processo. A ampliação do horário, funcionando das 09h às 16h, colocando a escola como ponto de vacinação não somente para a comunidade escolar, mas para a região foi importante do reconhecimento da comunidade do ambiente escolar como ponto estratégico para ações para além da educação formal, mas como exercício de cidadania. O êxito da ação contra a COVID-19, determinou a utilização da estratégia para as campanhas de multivacinação. Os pais e responsáveis passaram a ver as unidades escolares como ponto também de saúde, acessibilidade e assistência. Desta vez, foram contempladas 70 escolas municipais de fevereiro a novembro/2022 alcançando a aplicação de 10.406 doses. O êxito da estratégia de vacinação nas escolas mostra a importância de ações com a participação social e planejamento coletivo. O compartilhamento de informações seguras, técnicas e verdadeiras fez com que todos assumissem o papel de multiplicadores de mensagens positivas referentes à vacinação. Até o momento, foram contempladas 124 escolas municipais alcançando 12.399 doses aplicadas.

Conclusoes

A estratégia vem contribuindo para aumentar a cobertura vacinal do munícipio e vem fortalecendo a participação social na adesão às campanhas. Levar discussões sobre temáticas prevenção em saúde por meio de vacinação para o ambiente escolar trouxe a reflexão da importância da intersetorialidade como potencialidade na erradicação de doenças, assistência em saúde, acesso desburocratizado e melhoria da qualidade de vida da população. Em especial no período pós pandemia, as famílias se sentiram seguras em levar seus filhos para se vacinarem na escola, oportunizando a vacinação a famílias que muitas vezes vivem em situação de vulnerabilidade social sem condições de se locomoverem a um ponto de vacinação. Além de toda potência da participação social, as reuniões de conscientização sobre vacinação mostraram à população que saúde e escola podem e devem trabalhar juntas e que vacinar na escola traz segurança, confiança, acesso facilitado, desburocratizado e com horário flexível. O fato de a ação ter se expandido para além do corpo estudantil e docente da escola, garantiu acolhimento da comunidade no entorno da escola em um grande exercício sanitário, solidário e cidadão.