Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 3 - Serra Dourada

Modalidade

1

Temática

Estado

Pernambuco

Cidade

Surubim

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

ACOLHER E AUXILIAR: O PLANTÃO PSICOLÓGICO COMO ESPAÇO DE POSSIBILIDADES

Apresentação/Introdução:

A busca por atendimento psicológico tem aumentado exponencialmente nos últimos anos. Os tempos modernos trouxeram aceleração na vida, rotinas estressantes, relacionamentos fragilizados, que, vinculados a outros fatores dos determinantes sociais da saúde, tem gerado sintomas de ansiedade, esgotamento e depressão em grande parte da população brasileira. Acrescido a tudo isso, a pandemia do novo coronavírus, acarretou afastamento e isolamento social, perdas, luto, desemprego, medo e sensação de impotência em muitas pessoas. E diante disso, a terapêutica psicológica se tornou mais difundida e procurada. Em nosso município não foi diferente. O ambulatório de psicologia já contava com uma fila de espera para realização de acompanhamento psicológico, mas em 2020 começou a receber uma demanda maior – fosse por procura espontânea, fosse por encaminhamento de setores da saúde e assistência social –, consequentemente, aumentando o tempo de espera. Foi nesse contexto que encontramos na modalidade do Plantão Psicológico uma forma de oferecer suporte emocional com escuta qualificada à população, sem necessidade prévia de marcações. Ainda durante a pandemia, de janeiro de 2021 até o presente dia, o serviço ambulatorial de psicologia, localizado na Policlínica Estefânia Arruda de Farias, conta esse serviço à disposição de todos os munícipes.

Objetivos

Oferecer atendimento na modalidade do plantão psicológico a fim de proporcionar um espaço de acolhimento e escuta sem marcação prévia e, assim: facilitar o acesso da população ao atendimento psicológico diminuir o tempo de espera para o atendimento psicológico convencional oferecer suporte pontual em situações de crise aprimorar a triagem psicológica, identificando casos de maior urgência realizar encaminhamentos para outros setores, quando necessário.

Metodologia

O plantão psicológico (PP) é uma modalidade de serviço psicológico que oferece um espaço de acolhimento e escuta pontual, em atendimento breve, com intuito de proporcionar alívio e orientação aos indivíduos nas mais diversas situações de sofrimento mental, de acordo com Tassinari e Durange, se adaptando a novas demandas e necessidades da sociedade contemporânea. A escuta realizada em momentos críticos pode prevenir que alguns casos agudos se agravem, de acordo com Fernanda Gomes¹. Para o funcionamento do PP, a coordenação de saúde mental realizou reuniões com a equipe do serviço ambulatorial de psicologia, com cinco profissionais, para alinhamento do serviço, orientação e direcionamento de fluxo. O PP funciona na Policlínica Estefânia Farias no turno da manhã, de segunda à sexta, e é aberto para toda população de qualquer faixa etária. Um profissional da psicologia se encontra de plantão disponível para acolher demandas espontâneas que procurem o serviço, assim como demandas encaminhadas. Foi realizada a divulgação do plantão psicológico, assim como orientações do seu funcionamento, às enfermeiras nas Unidades de Saúde da Família, na rádio e redes sociais. ¹ GOMES, Fernanda Maria Donato. Plantão psicológico: novas possibilidades em saúde mental. Rev. SPAGESP, Ribeirão Preto , v. 9, n. 1, p. 39-44, jun. 2008. ² TASSINARI, Marcia Alves DURANGE, Wagner. Plantão psicológico e sua inserção na contemporaneidade. Rev. NUFEN, São Paulo , v. 3, n. 1, p. 41-64, 2011.

Resultados

O plantão psicológico apresentou resultados satisfatórios desde a sua implantação. De início, com uma média de sete atendimentos por dia, atualmente com uma média de doze atendimentos, o PP tem se mostrado uma modalidade eficaz, cumprindo os objetivos propostos. A população aderiu bem à proposta encontrando um espaço de acolhimento e auxílio nas suas demandas de saúde mental. O serviço facilitou o acesso ao atendimento psicológico ao cidadão que encontra no PP um lugar de escuta, suporte emocional e direcionamentos de acordo com suas necessidades. A escuta com caráter de triagem favoreceu uma melhora significativa no tempo de espera, pois muitos indivíduos, com quadros leves, após alguns encontros pontuais, recebem assistência suficiente para seu caso. Outros, com quadros graves, são colocados como prioritários e encaminhados, também, para avaliação com psiquiatra. Os mais graves e urgentes são encaminhados para o CAPS. Além disso, muitos encontram nesse serviço um lugar de primeiro contato com o atendimento da psicologia, que ainda carrega certo estigma dos transtornos mentais, mas que tem se mostrado cada vez mais necessário, não só no cuidado do sofrimento mental, mas também como fomentador da saúde integral dos indivíduos e qualidade de vida. Atualmente, o plantão psicológico é divulgado no território pelos Agentes Comunitários de Saúde, nas escolas, nos equipamentos de Assistência Social e pela própria população, que demonstra nisso, sua resposta à proposta do serviço.

Conclusoes

Os objetivos têm sido alcançados e a resposta da população ao projeto tem sido positiva. O plantão psicológico é uma prática da psicologia que vem respondendo a novas demandas e formatos da sociedade contemporânea e isso se mostrou efetivo em nosso município. A procura constante pelo serviço, a melhora no fluxo a partir das triagens e encaminhamentos, a facilitação do acesso ao atendimento psicológico, reforçam a existência e disponibilidade desse lugar de cuidado. O Plantão Psicológico é associado à imagem de uma árvore frondosa que oferece sombra e conforto em meio ao caos e calor. Diante de uma sociedade que sofre diante das dificuldades da vida e que vive as consequências sociais e emocionais que a pandemia do novo coronavírus deixou, a implantação do Plantão Psicológico se mostrou como um espaço de prontidão para acolher e auxiliar aqueles que o procuram.