Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 9 - Pedras de Paraúna

Modalidade

1

Temática

Estado

Pernambuco

Cidade

Paulista

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

PORTARIA DE TURNO DE ESTUDO: UMA REGULAMENTAÇÃO EM SAÚDE NO FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE

Apresentação/Introdução:

A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE (PNEPS), INSTITUÍDA NO ANO DE 2004, REPRESENTA UM MARCO PARA A FORMAÇÃO E TRABALHO EM SAÚDE NO PAÍS (BRASIL, 2015). A SUPERINTENDÊNCIA DA GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE (SGTES) REPRESENTA O LÓCUS PRIVILEGIADO PARA A FORMALIZAÇÃO DA PNEPS CONTRIBUINDO PARA A OPERACIONALIZAÇÃO DESSA IMPORTANTE POLÍTICA PARA O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) (WEIGELT, 2015). DEFINE-SE COMO GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE, A POLÍTICA QUE TRATA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO A PARTIR DE UMA CONCEPÇÃO NA QUAL A PARTICIPAÇÃO DO TRABALHADOR É FUNDAMENTAL PARA A EFETIVIDADE E EFICIÊNCIA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. ESSA POLÍTICA PRESSUPÕE A GARANTIA DE REQUISITOS BÁSICOS PARA A VALORIZAÇÃO DO TRABALHADOR DA SAÚDE E DO SEU TRABALHO, TAIS COMO: PLANO DE CARREIRA, CARGOS E SALÁRIOS VÍNCULOS DE TRABALHO COM PROTEÇÃO SOCIAL ESPAÇOS DE DISCUSSÃO E NEGOCIAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO EM SAÚDE, COM MESAS DE NEGOCIAÇÃO PERMANENTE E COMISSÕES LOCAIS DE NEGOCIAÇÃO DE CONDIÇÕES DE TRABALHO CAPACITAÇÃO E EDUCAÇÃO PERMANENTE DOS TRABALHADORES HUMANIZAÇÃO DA QUALIDADE DO TRABALHO, DENTRE OUTROS (BRASIL, 2009). A PARTIR DESSA PERSPECTIVA A GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE DO MUNICÍPIO DO PAULISTA, IMPLANTOU UM INSTRUMENTO LEGAL PARA FOMENTAR A AUTORIZAR AS HORAS DE ESTUDOS REGULARES PARA PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSOS/MOSTRAS/SEMINÁRIOS E ATIVIDADES DE QUALIFICAÇÃO, ESPECIALIZAÇÃO E PÓS GRADUAÇÃO PARA OS SERVIDORES MUNICIPAIS.

Objetivos

CRIAR DISPOSITIVO LEGAL PARA ESTIMULAR A QUALIFICAÇÃO PERMANENTE DOS SERVIDORES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE. OBJETIVOS ESPECÍFICOS FOMENTAR A EDUCAÇÃO CONTINUADA DOS SERVIDORES DO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE DO PAULISTA VALORIZAR A FORMAÇÃO PROFISSIONAL ESTIMULAR A PARTICIPAÇÃO DOS SERVIDORES EM CONGRESSOS /SEMINÁRIOS/MOSTRAS INCENTIVAR A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO POR MEIO DA PRECEPTORIA EM SAÚDE AMPLIAR A OFERTA DE VAGAS DE ESTÁGIOS ACADÊMICOS REGULAMENTAR FORTALECER O PROCESSO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO TERRITÓRIO

Metodologia

A COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO NA SAÚDE ELABOROU UM PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE TURNO DE ESTUDO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DO PAULISTA PARA APRESENTAÇÃO À SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE. APÓS APROVAÇÃO DA SECRETÁRIA DE SAÚDE, FOI DADO INÍCIO AO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA MINUTA DE PORTARIA, A QUAL REGULAMENTA TODO O PROCESSO DE LIBERAÇÃO DE CARGA HORÁRIA PARA O SERVIDOR MUNICIPAL. APÓS APRECIAÇÃO, A MINUTA DE LEI FOI PUBLICADA E IMPLEMENTADA GARANTINDO A LIBERAÇÃO DE CARGA HORÁRIA, PARA O GOZO DE TURNO DE ESTUDO SEMANAL, CORRESPONDENTE A 10% DA CARGA HORÁRIA SEMANAL DO SERVIDOR PARA ATIVIDADES DE QUALIFICAÇÃO, MAIS 10% PARA ATIVIDADES DE PRECEPTORIA. FOI INSTITUÍTO DOCUMENTO DIGITAL PARA REQUERIMENTO E COMPROVAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO E PRECEPTORIA. A RENOVAÇÃO DO TURNO DE ESTUDO SE DÁ A CADA SEMESTRE.

Resultados

ATÉ A PRESENTE DATA, A SECRETARIA DE SAÚDE JÁ ACUMULOU MAIS DE 2.241(DOIS MIL DUZENTOS E QUARENTA E UM) REQUERIMENTOS. UMA MÉDIA DE 561 PROFISSIONAIS SE BENEFICIA DAS ATIVIDADES DE QUALIFICAÇÃO POR SEMESTRE. ENTRE 2021 E 2023 O MUNICÍPIO JÁ ACOLHEU MAIS DE 3.581 (TRÊS MIL QUINHENTOS E OITENTA E UM) ACADÊMICOS. FORAM PROTOCOLADOS APROXIMADAMENTE 2.200 COMPROVANTES DE QUALIFICAÇÃO/PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSOS/MOSTRAS/SEMINÁRIOS E ATIVIDADES DE PRECEPTORIA. OS RESULTADOS OBTIDOS COM A IMPLEMENTAÇÃO DA PORTARIA FOI A MAIOR ACEITAÇÃO DE ACADÊMICOS PARA PRECEPTORIA NO TERRITÓRIO DE MANEIRA MULTIPROFISSIONAL. O MUNICÍPIO AMPLIOU A PARCERIA COM AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICO E PRIVADAS, AMPLIANDO A CONTRAPARTIDA MUNICIPAL. OS PROFISSIONAIS TÊM BUSCADO POR MAIS CURSOS, ESPECIALIZAÇÕES, GRADUAÇÃO E FORMAÇÃO COMPLEMENTARES. OS CONVÊNIOS E COOPERAÇÃO TÉCNICA TÊM GERADO DESCONTOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA OS SERVIDORES DA SECRETARIA DE SAÚDE.

Conclusoes

OS DADOS APRESENTADOS REVELAM UMA REDE MAIS DINAMIZADA NO PROCESSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO. O MUNICÍPIO DO PAULISTA, MESMO DIANTE DA PANDEMIA, CONSEGUIU GARANTIR A MANUTENÇÃO DOS CAMPOS DE ESTÁGIO FORTALECENDO A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO. A DIGITALIZAÇÃO DOS REQUERIMENTOS DESBUROCRATIZOU O PROCESSO DE DESLOCAMENTO DO SERVIDOR PARA SEDE. O RESULTADO SÃO MAIS DE 1.300 PROFISISONAIS APERFEIÇOADOS, VALORIZADOS E QUALIFICADOS. A PARTIR DE TODAS AS INFORMAÇÕES APRESENTADAS, CONCLUÍMOS QUE A TAUAL GESTÃO MUNICÍPIO DO PAULISTA CONSEGUIU GARANTIR ATRAVÉS DE LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA, UMA MAIOR QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E A IMPLANTAÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE NO ÂMBITO DA GESTÃO DO TRABALHO, SENDO CONSIDERADA, PORTANTO, UMA ESTRATÉGIA INOVADORA.