Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 16 - Casarão

Modalidade

1

Temática

Estado

Pernambuco

Cidade

Recife

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE: GESTÃO PARTICIPATIVA E MUDANÇAS DE PRÁTICAS NA VIGILÂNCIA DO RECIFE

Apresentação/Introdução:

A Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma estratégia político-pedagógica que tem entre seus objetivos a qualificação da formação dos profissionais e a transformação do processo de trabalho e, consequentemente, dos serviços prestados. No intuito de fomentar a EPS, em agosto de 2021, a Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (SEVS), da Secretaria de Saúde do Recife, implantou o Núcleo de Educação em Saúde da SEVS (NEPS SEVS). Desde o início o processo de implantação se deu de forma ascendente e participativa. Para entender as necessidades dos profissionais na vigilância foram realizadas visitas às equipes dos oito Distritos Sanitários (DS) e Nível Central (NC). O diagnóstico situacional evidenciou que a EPS era um dos nós críticos na Vigilância em Saúde (VS). A maioria das ações propostas no Plano Municipal de EPS eram planejadas sem considerar a real necessidade do território e muitos processos de trabalho não eram discutidos para serem aprimorados conjuntamente. O NEPS SEVS tem sido um espaço de escuta e diálogo entre gestores e técnicos do DS e NC das vigilâncias ambiental, epidemiológica, sanitária e em saúde do trabalhador, que possibilita a troca de experiências, discussão de problemas e construção coletiva de soluções, o que empodera, motiva e corresponsabiliza os envolvidos no processo formativo, possibilitando melhorias nas relações, processos e atitudes dos profissionais, qualificando as ações de VS, proporcionando melhorias dos serviços prestados à população.

Objetivos

Descrever o processo para implantação do núcleo de educação permanente da secretaria de vigilância em saúde do Recife e os principais resultados alcançados enquanto estratégia de gestão participativa e de indução de mudanças de práticas.

Metodologia

Trata-se de um relato de experiência sobre o processo de implantação do NEPS SEVS, iniciado em agosto de 2021, a partir das seguintes etapas: 1) Reunião para apresentação da proposta aos gestores de VS do NC e DS e para definição dos representantes para compor o NEPS 2) Reunião com todos os integrantes do NEPS, que consolidou o colegiado do núcleo 3) Formação dos Grupos Técnicos (GT) para cada VS, com quatro profissionais de cada área, três dos DS e um do NC, para discutir as propostas de EPS e o planejamento 2022, a partir do diagnóstico situacional de cada área 4) Reunião do colegiado, em outubro de 2021, para apresentação do diagnóstico situacional das quatro áreas da VS 5) Formação sobre EPS para alinhamento conceitual entre os representantes do NEPS 6) Reunião com cada GT para elaboração das propostas pedagógicas de maior demanda para compor as ações de EPS em 2022, com base no diagnóstico. As primeiras reuniões dos GT seguintes foram quinzenais, para definir o fluxo e as estratégias de monitoramento e avaliação das ações, e os colegiados foram mensais. Em 2022, as reuniões dos GT passaram a ser mensais e as do colegiado NEPS SEVS, trimestrais, contando com a participação de todos os profissionais representantes das quatro vigilâncias do NC e DS, e seus respectivos gestores. A ampliação no número de representantes (de quatro para nove profissionais, totalizando 36 representantes e 36 suplentes) se deu para fortalecer a comunicação e o engajamento das equipes.

Resultados

A construção do NEPS SEVS se deu de forma ascendente e participativa, envolvendo as quatro áreas da VS, com representantes dos DS e NC. Antes dele, a EPS vinha sendo um instrumento burocrático, unilateral e que não refletia a necessidade de formação e de mudança na forma de fazer VS no município. Em 2021, foram executadas 42 ações de EPS na VS, muitas planejadas a partir somente da visão dos gestores e desconhecidas pelos profissionais, especialmente dos DS. Em 2022, o planejamento de EPS partiu do diagnóstico situacional com os trabalhadores e gestores do NC e DS, tendo sido executadas 121 ações do plano anual de EPS e mais 296 planejadas posteriormente, totalizando 417 ações. Essas ações foram monitoradas, sistematicamente, pelo coordenador do NEPS SEVS, ator imprescindível para conduzir as reuniões, identificar e consensuar as prioridades trazidas pelos profissionais, evitando frustrações e desmotivação das equipes. Uma vez estabelecendo-se as ações prioritárias de EPS, nos GT são construídas as propostas pedagógicas de cada formação. Os participantes dos GT promovem discussões in loco com suas equipes e devolvem as reflexões do processo de trabalho e as situações-problema do território a serem abordadas nas formações. Dessa forma, o NEPS se apresenta como ferramenta de gestão que promove a reflexão crítica sobre a prática cotidiana da VS, visando mudanças nas relações e nos processos de trabalho, e, consequentemente na melhoria dos serviços prestados à população.

Conclusoes

Nos 19 meses de implantação, o NEPS SEVS tem funcionado como indutor de práticas reflexivas sobre os processos de trabalho na VS e qualificação dos seus profissionais, o que demonstra que vem cumprindo seu papel enquanto estratégia de gestão participativa e de transformação de práticas. Por meio dele, ficou evidente a importância da escuta e do envolvimento não apenas dos gestores, mas, principalmente, dos trabalhadores tanto do NC e como dos DS, que conhecem bem os problemas, os vivenciam e acreditam e se motivam com a proposta da EPS, para que de fato os processos sejam modificados. O incentivo da secretária executiva à implantação do núcleo, definido como prioridade da gestão SEVS, mostrou-se muito favorável à consolidação do NEPS e ao engajamento dos profissionais. Apesar dos avanços, ainda há resistência de alguns profissionais (incluindo gestores) no uso de estratégias para promover EPS na VS de forma compartilhada, refletindo as necessidades do serviço. Além disso, é necessário estabelecer uma forma de comunicação mais efetiva que alcance todos os trabalhadores da VS para que qualquer um que deseje possa participar de alguma forma do NEPS SEVS.