Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 3 - Serra Dourada

Modalidade

1

Temática

Estado

Pernambuco

Cidade

Jaboatão dos Guararapes

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

“TODO ARTISTA TEM QUE IR AONDE O POVO ESTÁ”- VACINAÇÃO EXTRAMURO DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA

Apresentação/Introdução:

Diante do cenário pandêmico da COVID-19 e considerando a vacinação como forma mais eficaz para o controle da pandemia, o município do Jaboatão dos Guararapes, estruturou ações de vacinação extramuros, considerando que entre as populações afetadas, há aquelas em que as condições sociais acentuam a vulnerabilidade e os efeitos da pandemia, desde a exposição ao vírus, acesso ao diagnóstico e tratamento. Fez-se necessário um planejamento estratégico para essas populações. A Secretaria de Saúde disponibilizou pontos de vacinação para a população em situação de rua: Centro Pop, CAPS AD, mercados públicos, entre outros. Importante destacar, ainda, que os usuários do Programa Atitude - programa estadual que tem o objetivo de acolher pessoas ameaçadas de morte devido ao envolvimento com drogas - foram vacinados in loco. Apesar de todos os esforços mencionados, foi observado que uma parte da população (em especial pessoas em situação de rua, em uso abusivo de substâncias psicoativas e/ou profissionais do sexo) não acessava os locais estruturados para a vacinação sendo necessário lançar mão de uma estratégia envolvendo vacinação em horários alternativos (16h às 03h), com a participação da rede multi e interdisciplinar das Secretarias de Saúde e Assistência Social, parceria com movimentos sociais vinculados à população em situação de rua e, principalmente, com a participação efetiva e o apoio destas pessoas desde a elaboração do projeto até a sua execução.

Objetivos

Realizar ações sistemáticas de acolhimento, fortalecimento de vínculos e promoção da saúde, nos turnos noite e madrugada, voltadas para pessoas em situação de rua, uso abusivo de drogas e profissionais do sexo. São realizadas atualizações vacinais entrega de analgésicos e antitérmicos para possíveis efeitos colaterais distribuição de água mineral, lanches, preservativos e lubrificantes acolhimento e sensibilização para adesão aos serviços realização de pré-cadastro para Cad único e confecção de cartão SUS. Diante das dificuldades de acesso da população de rua aos serviços públicos em geral e em especial a cobertura vacinal gratuita, foi observada a necessidade de ressignificar a forma de ofertar políticas públicas para esta população, buscando alternativas de sensibilização e de afeto e garantindo imunização e acolhimento qualificado, gratuito, equanime e universal. As ações fortalecem vínculos entre o público-alvo e os profissionais, facilitando a adesão aos serviços.

Metodologia

Jaboatão desenvolveu um Plano de Contingência à COVID-19, tendo como uma de suas estratégias a garantia da imunização de pessoas em situação de vulnerabilidade. Foi instituída uma equipe multidisciplinar e intersetorial para vacinação extramuros, objetivando mapear, criar vínculos, vacinar e ofertar serviços. As ações são realizadas em dias e locais diferentes, após mapeamento prévio dos territórios. São identificados os principais pontos de concentração das pessoas em situação de rua e os melhores horários para realização das ações para aqueles que não acessaram pontos estratégicos de vacinação. Após esse mapeamento, a equipe multidisciplinar responsável pelas ações vai ao território, especialmente nos horários noturnos e durante a madrugada, identificando pessoas que não foram vacinadas (usuários de drogas, idosos, pessoas com dificuldade de locomoção, profissionais do sexo), proporcionando acolhimento, lanches, água mineral e oferta de serviços, como fornecimento de cartão SUS, inscrição em Cadúnico, viabilização de emissão de documentação e encaminhamentos para pontos da rede que possam beneficiar este público. Os pontos fixos de vacinação foram sensibilizados para acolher, caso haja busca espontânea, garantindo imunização sem exigência de qualquer entrave burocrático como agendamento prévio e/ou documentação. A metodologia foi planejada e executada de forma intersetorial, focando a promoção da saúde de forma integral, oportunizando serviços para além da vacinação.

Resultados

O município do Jaboatão dos Guararapes compreendeu de forma antecipada que as pessoas em vulnerabilidade social apresentariam maiores dificuldades em aderir à campanha de vacinação contra a COVID-19 no modelo adotado (faixa rápida e drive thru), quer seja pelo próprio acesso às informações, quer seja pela falta de documentações, dificuldade em se dirigir aos pontos de vacinação, recusa à vacinação com receio dos efeitos colaterais, baixa autoestima, entre outras. A experiência promove uma campanha de vacinação que atua de maneira ampliada e articulada, garantindo a cobertura no público vulnerável, promovendo e oportunizando o acesso a outros serviços públicos, além da vacinação, ressaltando o compromisso em acolher e cuidar de todas as pessoas. A iniciativa imunizou aproximadamente 87,5% das pessoas em situação de rua estimadas pelo município, proporcionando atividades inclusivas de resgate de cidadania e melhorias de qualidade de vida, com orientações sobre redução de danos e cuidados com a higiene e saúde. Grande parte das pessoas abordadas que não estavam acessando o CAPS AD e/ou o Centro Pop, passaram a procurar estes serviços, e a partir destes acompanhamentos, estão sendo inseridas em outros serviços e/ou programas municipais como, por exemplo, programas de educação e de qualificação profissional. A estratégia foi considerada eficaz, inovadora, criativa, replicável, de baixo custo e acessível passando a integrar outros serviços e campanhas de vacinação.

Conclusoes

Trata-se de um projeto inovador e humanizado, ofertando além da imunização, acolhimento, cuidado ampliado e ampliação do acesso aos serviços públicos ressignificando vidas e mudando o contexto em que estão inseridos, caso haja desejo para tal. A estratégia é eficaz, replicável e de baixo custo. A ausência de entraves burocráticos, como exigência de documentação, por exemplo, foi de extrema importância para a efetividade da estratégia. A abertura de pontos de vacinação no CENTRO POP, CAPS AD e Ponto de Cuidado da Assistência Social em áreas mais distantes no município, facilitou o acesso. Os drives e pontos de vacinação municipais também foram preparados para o acolhimento humanizado da população em situação de rua. As ações noturnas e durante a madrugada foram um grande diferencial da inciativa, sendo essencial para ampliar o acesso da população de rua aos serviços de saúde e a cobertura vacinal. A iniciativa foi integrada ao planejamento de rotina, fortalecendo as ações e garantindo acesso aos serviços às pessoas em situação de rua, pessoas em uso abusivo de substâncias psicoativas, profissionais do sexo e até uma parcela da população que simplesmente não buscou a vacinação nos pontos estruturados.