Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 18 - Chuveirinho do Cerrado

Modalidade

1

Temática

Estado

Pernambuco

Cidade

Afogados da Ingazeira

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA SAÚDE NO CONTEXTO DA PÓS-PANDEMIA COVID-19 NA APS

Apresentação/Introdução:

A Atenção Primária à Saúde (APS) apresentou-se como um espaço eficaz e eficiente na atuação na crise sanitária de Covid-19 nos mais distintos sistemas de saúde. Tal fato se deve a seu baixo custo, se o compararmos à atuação do nível hospitalar à sua proximidade aos usuários dos serviços de saúde à alta capacidade de cuidado dos sintomáticos leves, caso da maioria das pessoas acometidas pela Covid-19 e a sua importante atuação nas ações de vigilância epidemiológica, atuando na identificação dos contaminados e seus contatos. O aplicativo epYou é uma tecnologia criada pela epHealth, onde o munícipe através de sua utilização tem na palma da mão acesso a um profissional de saúde vinculado a sua ESF, para auxílio e orientação nas diversas situações, destacando sua importância no monitoramento de pacientes pós-pandemia, foi desenvolvida para auxiliar o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), proporcionando agilidade no atendimento, visto que tem atributos de responsabilidade territorial e orientação comunitária.

Objetivos

Objetivo geral: - Relatar a experiência da utilização do aplicativo epYou na integração do usuário com sua Equipes de Saúde da Família (ESF), destacando o monitoramento de pacientes à distância pós-pandemia da COVID-19. Objetivos Específicos: -Divulgar o aplicativo como uma bússola de orientação ao paciente em diversas situações, desde o contato direto com seu ACS até funções mais avançadas como caderneta de vacina, medicamentos, entre outros. - Apresentar a ferramenta epYou como facilitador no processo saúde-doença. - reafirmar à população do atendimento a saúde, por meio de ações e relações de vínculo entre comunidade, ACSs e APS, garantindo a continuidade através da tecnologia em saúde via aplicativo epYou no município de Afogados da Ingazeira. - usar o aplicativo como forma de caracterizar a situação epidemiológica no município, fornecendo dados para elaboração e implantação de medidas de cuidados de saúde.

Metodologia

Trata-se de um relato de experiência sobre um projeto pioneiro do uso de tecnologias na Atenção Primária à Saúde (APS), que foi pensado no auge da pandemia da COVID-19, onde a visita domiciliar do ACS teve seu formato reformulada devido o distanciamento social. O aplicativo foi criado com o intuito de aproximar o usuário e os profissionais de saúde da ESF. A ferramenta foi apresentada aos ACSs para conhecimento e sensibilização da classe profissional, e posteriormente aos munícipes, fortalecendo o enfrentamento da pandemia, pelo Município de Afogados da Ingazeira. A Secretaria Municipal de Saúde acompanha a instalação do aplicativo pela população, em números, juntamente com a epHealth, de acordo com o número de indivíduos cadastrados e histórico de famílias. Os pacientes que necessitam de serviços de diferentes níveis, e com o uso adequado do instrumento tecnológico, foi possível contribuir para o encaminhamento certeiro dos cidadãos ao local mais adequado. Assim, conseguimos prevenir o contato entre um paciente possivelmente infectado e diversos atores da saúde, visto que o aplicativo tem diversas funções, desde o nutricional até discagem a número de emergência previamente cadastrado.

Resultados

A adoção da estratégia foi um facilitador entre usuário e ACS, permitindo a redução da aglomeração de pessoas nos espaços de saúde, além de agilizar no processo de promoção à saúde, favorecendo a assistência à comunidade que se encontrava em isolamento domiciliar, e que tivesse o aplicativo instalado em seu dispositivo móvel, apesar da capacidade tecnológica limitada. As ferramentas digitais promovem a interação entre profissionais de saúde e paciente de forma que oportunizam uma avaliação à distância da condição de saúde dos usuários.

Conclusoes

O enfrentamento a pandemia da COVID-19, fortaleceu a necessidade de uma abordagem à saúde através de ferramentas digitais que promovem a interação entre profissionais de saúde e usuário. As novas práticas de cuidado que emergiram com a pandemia revolucionaram a forma de fazer saúde, na direção das inovações em saúde impulsionadas pela COVID-19. Embora a pandemia de COVID-19 seja uma situação crítica e não desejada, entende-se que as experiências vivenciadas neste período podem oportunizar a melhoria de processos e fluxos no uso de tecnologias de informática e telecomunicação na saúde. Neste momento, e no futuro dos serviços de saúde, as tecnologias digitais podem facilitar e melhorar o acesso e qualidade dos atendimentos. Assim, é de extrema importância oportunizar a reflexão, encorajar estudos sobre a implantação de novas tecnologias, bem como buscar usá-las da melhor maneira e avaliar o impacto de sua efetivação nas práticas dos sistemas de saúde. Nesse cenário, as tecnologias digitais em saúde ganham protagonismo como ferramentas facilitadora colaborando na precaução do agravamento dos casos positivos.