Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 6 - Parque das Emas

Modalidade

1

Temática

6

Estado

Mato Grosso

Cidade

Paranaíta

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

SLING TRAINER – INOVAÇÃO EM TERAPIA

Apresentação/Introdução:

Pensando em trazer novas terapias complementares ao tratamento dos clientes do Sistema Único de Saúde, A secretaria de saúde através da equipe multidisciplinar, especificamente, o educador físico, iniciaram um projeto de atendimento com o Sling training, que é uma técnica onde o aparelho utilizado é uma corda com alças suspensa em uma estrutura. O princípio do treinamento é o trabalho em suspensão, onde através da instabilidade causada pela corda suspensa, gera estímulos e ativação da musculatura estabilizadora articular, assim com também gera estimulo no core, ensinando o corpo a ativa-lo automaticamente, gerando assim um maior conforto articular vertebral e muscular no corpo todo. Com esse estimulo e a ativação involuntária dessas musculaturas promove-se um maior conforto nos afazeres funcionais do dia a dia do cliente, melhorando em todos os aspectos o seu bem estar.

Objetivos

Aplicar técnicas de tratamento, buscando novos meios além da fisioterapia tradicional, a modalidade do Sling training, tem foco em novas opções voltada para o condicionamento físico do paciente, auxiliando no tratamento fisioterapêutico com resultados positivos na pratica de cura.

Metodologia

O treinamento traz equilíbrio e força muscular, através do efeito de instabilidade e vibração que as cordas podem causar, ativando os nossos músculos mais profundos, os estabilizadores da coluna vertebral, principalmente os músculos abdominais. É indicado em tratamentos pós cirúrgicos ou na reabilitação de lesões musculares, assim como no treinamento físico para aumentar a resistência, exercitar a função sensório motora e prevenir lesões. Os trabalhos se iniciaram no mês de fevereiro de 2022 na Unidade Descentralizada de Reabilitação Jesus de Nazaré – UDR, com pacientes com encaminhamentos externos ou de outros profissionais da própria unidade, trabalhando em forma de grupos de 6 (seis) pessoas por sessão, onde cada sessão dura um tempo de 50 (cinquenta) minutos, sendo ela uma vez por semana. O atendimento é realizado pelo Profissional de Educação Física, que é o único na região com formação para exercer esta modalidade de treinamento.

Resultados

“Iniciei o sling para me ajudar com a minha ansiedade. No início eu senti muita dor no meu corpo pois não estava acostumada a prática de exercício, mas depois de umas oito, nove sessões eu já comecei a sentir os resultados. Hoje consigo dormir melhor, me sinto mais leve, e não sinto mais aquela pressão na minha cabeça que eu tinha antes. Superei minhas expectativas com o sling” (Relato da paciente M.F.R.M 40 anos de idade, iniciou tratamento com queixas de ansiedade). Além de ser uma nova alternativa de tratamento, o Sling training trouxe excelentes resultados nos números de pessoas atendidas pelo serviço, somando mais de 60 pacientes atendidos semanalmente, trazendo segurança para a gestão em relação as filas de esperas.

Conclusoes

No que tange o Sistema Único de Saúde no estado de Mato Grosso, podemos dizer que a modalidade Sling training é pioneira, pois a cidade de Paranaíta é a único no pais a oferecer essa modalidade de terapia pelo SUS e a gestão municipal tem sempre este olhar de inovação e procura de novos meios de tratamento ao cliente. A modalidade tem acrescentado muito a saúde do município, podendo ser referência na região, e auxiliando novos municípios a aderir este novo modelo de tratamento.