Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 3 - Serra Dourada

Modalidade

1

Temática

2

Estado

Mato Grosso

Cidade

Sorriso

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

GRUPO TERAPEUTICO FAMILIAR: PAPEL DA FAMILIA NO PTS DE CRIANÇAS/ADOLESCENTES NA ATENÇÃO PSICOSOCIAL

Apresentação/Introdução:

O presente projeto tem como objetivo a participação da família no Projeto Terapeutico Singular das crianças e adolescentes em sofrimento psiquico acompanhados pelo Ambulatorio de Saúde Mental Infantojuvenil de Sorriso. Essa temática tem ganhado destaque na literatura científica brasileira, especialmente a partir do investimento em um modelo de cuidado em saúde que se preocupa em oferecer apoio aos indivíduos em sofrimento mental e a seus familiares (modelo psicossocial). Coerente com esse modelo de cuidado, o grupo terapeutico familiar possui um programa de apoio familiar que tem como objetivo oferecer orientação e suporte emocional à família, considerando sua relação com a doença mental. Esse grupo conta com o envolvimento e participação de uma equipe multidisciplinar, onde a condução do processo terapeutico se da atraves de rodas de conversa entre equipes e familias.

Objetivos

- Integração familia-serviço - Psicoeducação - Suporte familiar e terapeutico - Responsabilização da familia no processo terapeutico

Metodologia

A estrategia utilizada pela equipe do ASMI INTEGRAR foi o acompanhamento das familias de forma mensal (o grupo ocorre na primeira quarta feira do mes), num horario extra-turno para que haja a participação efetiva de todas as familias (às 17:30 horas, horario acordado com os participantes). Durante o acolhimento inicial, as familias assinam um termo de compromisso de participação no grupo, durante todo o periodo que a criança e/ou o adolescente permanecer em acompanhamento no ASMI. Ainda no acolhimento, é ofertado um cronograma com as datas e horarios dos grupos que ocorrerao durante o ano todo, em modelo de ima de geladeira para facilitar sua visualização, e um dia antes, o serviço social do ASMI contata via telefone as familias, para reforçar a importancia e necessidade de participação.

Resultados

A realização dos grupos tem surtido efetiva participação das familias, com a media de 35 a 40 pais presentes por reuniao, e tem se evidenciado atraves dos relatos a importancia deste espaço terapeutico para que a familia seja acolhida pela equipe, compreendida e orientada quanto às patologias e manejo com cada situação. O grupo tem duração media de uma hora e meia, porem, as demandas excedem o tempo previsto, enfatizando a importancia do espaço de fala dos familiares, que se comprometem com o Projeto terapeutico Proposto em conjunto à equipe.

Conclusoes

Evidencia-se melhor prognostico dos casos em que as familias efetivamente participam assiduamente dos grupos, com a relação direta no tempo de acompanhamento psicossocial da criança e adolescente na instituição, uma vez que, com uma familia psicoeducada, esta se mostra preparada ao manejo das crises em ambiente domiciliar, facilitando a proposta de reintegração da criança/adolescente junto a sociedade.

Banner