Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 6 - Parque das Emas

Modalidade

1

Temática

9

Estado

Mato Grosso

Cidade

Itaúba

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

O SUS NA VIDA DOS EXTRATIVISTAS DE CASTANHA DO BRASIL ,COMO PREVENIR E ORIENTAR AS ASSOCIAÇÕES.

Apresentação/Introdução:

Itaúba é a capital Estadual da Castanha no estado de MT, produto de base que é sustento para várias famílias Itaubenses que comercializam a beira da BR-163 o produto e seus derivados. A organização na associação que praticam o extrativismo vegetal e a ocorrência de acidentes com animais peçonhentos (escorpião, cobras) e também casos de Leishmaniose Tegumentar Americana ocorridos com frequência nesses coletores do produto in natura , ascendeu uma alerta na equipe da Vigilância Sanitária do município. A adoção de medidas vem com o projeto Amor Voluntário ao Sus, no qual a SMS providenciou materiais de publicidade com informações sobre prevenção para todos os coletadores, assim além de divulgar para os associados, também era possível que a entrega desse material fosse feito para as pessoas que passassem pela Br 163 que parasse para adquirir algum produto, também foram distribuídos materiais de segurança como: botas de cano alto borracha, luvas de aparas de couro, capacetes e repelentes, além de medidas Educativas de saúde com o tema Prevenção para os extrativistas e comunidade geral.

Objetivos

Promover a prevenção e ampliar os conhecimentos sobre o tema abordado com os extrativistas e comunidade em geral Reduzir em 50% os índices de acidente com animais peçonhentos no município de Itaúba Proteção individual através dos equipamentos de segurança e repelentes Diagnóstico precoce e tratamento da doença (leishmaniose) através das orientações Promover a saúde a nível regional, uma vez que o material publicitário foi entregue há algumas pessoas que transitaram pela BR-163 Diminuição nos gastos com medicamentos: (soro antiofídico, soro antiescorpiônico, antimoniato de meglumina (Glucantime) Melhorias na saúde do Trabalhador

Metodologia

O presente trabalho foi realizado a partir de informações do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), junto com as experiências vivenciadas diariamente na Fundação Hospitalar de saúde e Unidade Básica de Saúde , através de consultas realizadas pela equipe medica. A partir desses dados houve o planejamento de ações voltadas a atingir o maior número de extrativistas, levantamento de dados como: situação de moradia e hábitos culturais e iniciou um estudo de como contemplar as especificidades em relação aos mesmos. Descobrimos que existiam públicos diferentes , pois o vendedor de castanha , na sua maioria não é o coletador do produto, então as abordagens teriam que ser de maneira ainda mais ampla outro público que conseguimos abordar foram os latifundiários, que são os donos das terras aonde se encontra as castanheiras(arvores).

Resultados

A campanha iniciou em no ano de 2022 e vem tendo uma continuidade em 2023 , porém já é notório a diferença. No ano de 2021 foram notificados e tratados 16 casos de Leishmaniose , em 2022 os casos notificados e tratados caíram para 08 (fonte Sinan Local). Nos de acidentes com animais peçonhentos em 2021 ocorreram 09 casos e em 2022: 06 casos, uma redução de aproximadamente 50%. As ações foram realizadas de forma eficaz e foram essenciais para que as ocorrências de acidentes diminuíssem o que possibilitou qualidade de vida e recuperação dos usuários.

Conclusoes

O presente trabalho teve e tem como foco melhorar a qualidade de saúde do trabalhador, diante de uma vida de sacrifícios que são as dos coletores de castanha-do-Brasil de Itaúba. A importância da qualidade de vida no trabalho atinge aspectos muito amplos dentro de uma associação, principalmente quando o agente se trata de um pai de família que em muitos dos casos é o único responsável pela renda familiar . Além de contribuir para os profissionais se sentirem motivados e produtivos, sentimos que com a ação eles passaram a ter um cuidado maior e uma segurança no ambiente (mata) que até então a maioria não tinha, evoluir enquanto ser humano através do conhecimento foi outro fator . Com isso, entendemos que quando falamos sobre qualidade de vida no trabalho, apesar de serem pontos paralelos, os benefícios conquistados pela atenção dada a esse fator atendem a todos, tanto os colaboradores, como a ASCOCAB- Associação dos Coletores de Castanha de Itaúba. Reduzir o índice negativo como provado através dos indicadores e proporcionar qualidade de vida pra nós da SMS foi de extrema superação, uma ação simples mais feita com muito amor que vem fazendo a diferença na vida desses extrativistas.

Banner