Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 6 - Parque das Emas

Modalidade

1

Temática

1

Estado

Mato Grosso

Cidade

Diamantino

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

PROJETO OLHO VIVO: IMPLEMENTANDO AÇÕES DE PROMOÇÃO E AVALIAÇÃO DA VISÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Apresentação/Introdução:

A visão é um dos mais importantes sentidos no desenvolvimento físico e cognitivo normal da criança. O desenvolvimento motor e a capacidade de comunicação são prejudicados na criança com deficiência visual porque gestos e condutas sociais são aprendidos pelo feedback visual. O diagnóstico precoce de doenças, um tratamento efetivo e um programa de estimulação visual precoce podem permitir que a criança tenha uma integração maior com seu meio. A deficiência visual na infância e suas consequências provocam grande impacto quando se calcula o número de anos vividos com cegueira ou baixa visão, com maiores chances de atraso no desenvolvimento físico, neuropsicomotor e cognitivo, com forte impacto econômico e na qualidade de vida. Como a visão é uma função neurológica e a criança a desenvolve rapidamente nos primeiros anos de vida, o diagnóstico e intervenção precoce são fundamentais. Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino, implementou o Projeto Olho Vivo, com ações de promoção e avaliação da acuidade visual em todos munícipes, na faixa etária de 04 a 15 anos, através de identificação dessa clientela via triagem visual, utilização de métodos rápidos, baratos e eficazes, por meio da Tabela de Snellen, que podem ser aplicados por profissionais de Saúde, e posteriormente encaminhados aos serviços de saúde especializados – Oftalmológicos quando necessário.

Objetivos

Implementação do Projeto Olho que visa identificar e acompanhar as alterações na acuidade visual da população de 04 a 15 anos do município de Diamantino-MT.

Metodologia

O projeto olho vivo foi idealizado desde o plano de governo municipal e iniciado ao longo do ano de 2022 e tem por finalidade principal a avaliação da acuidade visual de crianças e adolescentes da faixa etária de 04 a 15 anos de idade. Diamantino possui uma população de 22.311 habitantes, desta 3.426 pertence a faixa-etária de 04 a 15 anos de idade, segundo a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística para 2021. Para implementação do Projeto Olho Vivo, foi considerado uma estimativa de 10 % do público-alvo, ou seja, aproximadamente 343 escolares na faixa-etária de 04 a 15 anos de idade. As ações do projeto foram desenvolvidas pelos profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Saúde, vinculados as 09 Estratégias de Saúde da Família, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, através das 21 escolas rede pública municipal, estadual e privada de ensino do município, mediante os seguintes passos: 1- avaliação visual utilizando a tabela de Snellen 2- utilização de fichas para identificação e definição de situações que poderiam auxiliar na constituição de políticas oftalmológicas 3- encaminhamentos para consulta especializada dos escolares com alterações no teste oftalmológico 4- agendamento e realização de consultas oftalmológicas 5- aquisições de óculos para correções da visão 6- encaminhamentos para referência os casos identificados que necessitavam de outros tratamentos.

Resultados

Através do Projeto Olho vivo passaram por avaliação e triagem da acuidade visual 3.380 crianças e adolescentes de 04 a 15 anos, sendo que destes 314 presentaram alterações visuais e foram encaminhados para realização de consulta com especialista oftalmologista. As consultas oftalmológicas ocorreram em novembro e dezembro de 2022 de forma pré-agendadas. Posterior as consultas, foram diagnosticadas 132 crianças e adolescentes com alterações visuais tal como miopia, hipermetropia, astigmatismo e estrabismo. Os casos oftalmológicos mais graves que foram identificados e necessitavam de outros tratamentos foram encaminhados para rede de referência. A ação contou também com a escolha dos óculos de acordo com a preferência de cada criança e adolescente. Ao final, foram confeccionados e entregues 128 óculos aos respectivos pacientes e seus responsáveis legais através da equipe de saúde. Os resultados desta primeira ação são parciais, tendo-se em vista que o projeto Olho vivo ainda está em vigor e terá ações durante o ano de 2023, 2024 e 2025. Vale ressaltar que a população que não foram encontradas dentro das escolas foi orientada a ir na Estratégia de Saúde da família mais próxima a sua residência para realizarem a triagem para que desse forma fossem incluídos ao projeto. O êxito da implantação do projeto concontou com comprometimento e envolvimento dos profissionais de saúde, gestores e coordenadores, que atuaram de forma qualificada.

Conclusoes

Problemas de visão podem ser evitados ou amenizados com atendimento médico preventivo e/ou curativo. A avaliação da saúde ocular precisa estar integrada às ações de promoção da saúde. Dessa maneira estabelecer uma proposta efetiva para a detecção precoce, tratamento e correções dos problemas visuais encontrados entre a população de 04 a 15 anos do município de Diamantino foi o principal objetivo da criação e implementação do projeto olho vivo. Após os resultados da triagem realizada pelos profissionais da Atenção Primária a Saúde (APS) e encaminhamento para os devidos atendimentos com oftalmologista foi possível promover o tratamento adequado para cada problema visual identificado. Ao facilitar o acesso dessa população ao serviço de oftalmologia, observou-se também que houve uma expressiva redução na demanda reprimida. Além disso, o projeto contribui também com a melhoria do desenvolvimento educacional, processo de aprendizagem e a inclusão social dessa população que se encontram em idade escolar. O projeto trouxe resultados muito satisfatórios, tendo inclusive diagnosticando precocemente 04 casos de estrabismo que foram encaminhados para tratamento específico, favorecendo a qualidade de vida de crianças e adolescentes.

Banner