Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 6 - Parque das Emas

Modalidade

1

Temática

6

Estado

Mato Grosso

Cidade

Primavera do Leste

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

MONITORAMENTO DOS INDICADORES DE PRÉ NATAL À PARTIR DA CLASSIFICAÇÃO DE RISCO GESTACIONAL

Apresentação/Introdução:

Para organizar, o processo de classificação de risco gestacional e monitorar os atendimentos de pré natal nos territórios de abrangência das Equipes de Saúde da Família se faz necessário o uso de ferramentas que deem apoio para a gestão dos casos pelas equipes

Objetivos

Descrever a experiência vivenciada pelas equipes da Atenção Primaria a Saúde de Primavera do Leste frente a classificação de risco gestacional e monitoramento dos indicadores de pré natal nos territórios de abrangência das ESFs .

Metodologia

A classificação de risco gestacional iniciou após a realização de etapa trabalhada na Planificação da Atenção à saúde em 2019 no município de Primavera do Leste. As unidades de Estratégia Saúde da família realizam o pré natal de risco habitual classificadas como baixo risco e direcionam as gestantes de risco intermediário e alto risco para acompanhamento compartilhado com a rede de atenção especializada baseado na Nota técnica para organização da rede de atenção à saúde com foco na atenção primária à saúde na atenção ambulatorial especializada Saúde da Mulher na Gestação, Parto e Puerpério. Para iniciar a classificação de risco gestacional e monitoramento dos indicadores do pré natal foi necessário a capacitação das equipes, pois até então a classificação não fazia parte do processo de trabalho de maneira organizada e formal. Assim foi possível desenvolver ferramentas que podemos utilizar no dia a dia de trabalho, bem como implementação destas na rotina da ESF. Foi criado ficha de classificação de risco gestacional e painel de monitoramento das gestantes da área de abrangência das unidades para uso compartilhado da equipe de ESF, onde todos podem monitorar o cumprimento das metas referentes ao pré natal da mulher e acrescentar informações pertinentes ao acompanhamento, como vacina, consulta realizada e avaliação odontológica, possibilitando assim busca ativa por parte de todos da equipe multiprofissional em caso de falta .

Resultados

Existem atualmente no município 17 unidades de ESF que fazem uso dos instrumentos de classificação de risco e monitoramento dos indicadores referentes ao pré natal. Esta pratica permite que o município realize de maneira uniforme a classificação de risco das gestantes melhorando o fluxo de encaminhamento para o pré natal de risco intermediário e alto risco para o ambulatório de atenção especializada. Quanto ao uso do painel de monitoramento dos indicadores do pré natal na APS, demonstrou que o município apresentou relevante melhora em suas pontuações no índice sintético final do Previne Brasil desde o seu inicio, conforme demonstrado no sistema de informação da atenção básica(SIAB)na aba indicadores de desempenho para proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 12ª semana de gestação apresentando no 1º quadrimestre avaliado de 2022(Q1-2022) nota de 6,22 no Índice sintético final , enquanto no ultimo quadrimestre avaliado (Q3-2022) nota de 8,89. Para o segundo indicador , proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV, (Q1-2022) nota de 9,5 e (Q3-2022) nota 10 e o ultimo indicador, proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado (Q1-2022) nota de 5,33 e (Q3-2022) nota de 8,5 no ISF. A utilização dos instrumentos favoreceu assim o compartilhamento das informações para toda a equipe de saúde e melhorou a qualidade do serviço de pré natal ofertado nas unidades de ESF do município.

Conclusoes

A utilização dos instrumentos de classificação e monitoramento favoreceu o compartilhamento das informações relevantes aos profissionais da equipe que presta a assistência as gestantes e melhorou a qualidade do serviço de pré natal ofertado nas unidades de estratégia saúde da Família do município favorecendo a busca ativa para melhor adesão ao pré natal.

Banner