Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 2 - Rio Araguaia

Modalidade

1

Temática

7

Estado

Mato Grosso

Cidade

Juara

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

PLANEJAMENTO ORIENTATIVO DO CTA/SA JUARA-MT, SOBRE PROTOCOLO DE PEP ÀS FARMÁCIAS DO VALE DO ARINOS.

Apresentação/Introdução:

Em aplicação de práticas extramuros a equipe CTA/SAE Juara itinerante dirigi-se a drogarias e farmácias do município de Juara para orientação aos profissionais sobre a PEP (profilaxia pós-exposição) e realização de testes rápidos HIV, Hepatite B e C e sífilis nos clientes, população alvo deste trabalho, pois muito deste publico não procuram a saúde pública para realização de testes rápido. Esta mesma orientação aos profissionais sobre o uso de PEP se estendeu até as demais cidades do Vale do Arinos (Porto dos Gaúchos, Novo Horizonte do Norte e Tabaporã). Em julho de 2019 iniciou esta parceria visto que o CTA/SAE atendeu várias pessoas reagentes para Sífilis que realizaram tratamento inadequado em drogarias e que não receberam informação sobre PEP sexual. Em conversa com os profissionais das drogarias levantou-se a problemática sobre o uso indiscriminado de pílulas do dia seguinte e a baixa adesão ao uso de preservativos. A partir de 2019 o CTA/SAE Juara tem realizado rodas de conversas com os profissionais das drogarias particulares e farmácias públicas municipais sobre atualizações de protocolos de prevenção e tratamento de IST`s. Quando iniciou este trabalho extramuros muitos dos profissionais relataram que não tinham o conhecimento necessário para aplicação do protocolo completo de PEP e a partir desta conversa dispuseram-se a realizar parceria visando a profilaxia completa para ISTs não apenas a venda de pílula do dia seguinte para controle de gravidez indesejada.

Objetivos

OBJETIVO GERAL: Orientar profissionais que atuam em farmácias e drogarias do Vale do Arinos quanto ao uso corretamente de PEP sexual. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Testar pessoas que não tem o hábito de participar de campanhas de testes rápido ofertadas pelo município. Verificar se nas farmácias visitadas existe procura por pílula do dia seguinte. Reforçar os profissionais de farmácia sobre a importância de encaminhar pacientes que procuram os seus estabelecimentos a procurar o CTA/SAE Juara. Estabelecer vínculos entre os estabelecimentos de saúde do vale do Arinos com o CTA\SAE Juara. Orientar sobre a profilaxia da sífilis e realização do tratamento completo, bem como realização de exames complementares para erradicação da transmissão. Averiguar se nos estabelecimentos de saúde visitados existe muita procura por preservativos. Sanar as principais dúvidas dos profissionais sobre as IST´s em especial HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

Metodologia

O presente estudo apresenta característica de pesquisa mista, pois busca resultados tantos qualitativos como quantitativo. O embasamento teórico vem a partir de estudo dos protocolos de profilaxia pós-exposição (PEP) disponibilizado pelo ministério da saúde específico para HIV/AIDS e IST´s e tratamento de IST´s, cursos de capacitação presencial e on-line disponibilizados através da SES/MT. Para a realização de orientação aos profissionais e execução de testes rápidos nos clientes, primeiramente foi realizado convite via ofício as farmácias e drogarias do Município de Juara informando a importância da capacitação aos profissionais de farmácia sobre a profilaxia da PEP. Para a escolha da população para realização de teste rápido adotamos o critério de iniciar a testagem rápida com os clientes das drogarias particulares de Juara MT, pois são um público diferente do que costumamos atender, por Juara ser o maior município do Vale do Arinos e ser referência para demais municípios em HIV/AIDS e IST`s. O período determinado para execução da orientação aos profissionais e realização dos testes rápidos foi durante o mês de julho de 2019, referente a campanha julho amarelo. A partir desta pesquisa de campo estendemos a orientação aos profissionais da saúde para os outros 03 municípios do Vale do Arinos.

Resultados

Realização de orientação aos profissionais de 23 farmácias do município do Vale do Arinos, sendo 11 de Juara, 03 do Porto dos Gaúchos, 03 de Novo Horizonte do Norte e 06 de Tabaporã. Realizando testes rápido em 235 clientes das drogarias de Juara, diagnosticando 06 sífilis, 02 hepatite B e 01 HIV. Os pacientes reagentes para sífilis realizaram tratamento com benzetacil (conforme protocolo) e acompanhamento no CTA/SAE ou UBS com exames de titulação (VDRL). Os pacientes reagentes para hepatite B realizaram coleta de carga viral e acompanhamento médico no CTA/SAE, verificação de caderneta de vacina e exames complementares. O paciente reagente para HIV foi encaminhado para o CTA\SAE para aconselhamento e coleta de exames confirmatórios para o HIV porém recusou coleta e tratamento. Na oportunidade de aconselhamento para os 01 paciente reagente de Sífilis, foi ofertado a profilaxia pré-exposicão ao HIV (PreP) e aderiu a profilaxia. Observou-se que todas as drogarias do Vale do Arinos relataram que existe procura elevada de pílula do dia seguinte, muitas mulheres fazendo o uso inadequado de método contraceptivo. Relataram queda nas vendas de preservativos, sendo que 01 farmácia visitada não disponibiliza mais a venda de preservativo pois não estava tendo procura vencendo nas prateleiras. A partir deste trabalho com os profissionais aumentou a procura de testagem e uso de PEP de pessoas encaminhados pelas farmácias e drogarias.

Conclusoes

Com esta experiência exitosa do CTA\SAE itinerante, observou que profissionais da saúde dos estabelecimentos visitados não conheciam o protocolo de profilaxia de pós-exposição não dando inicio a profilaxia no tempo hábil de 72 horas, realizando somente a venda indiscriminada de pílulas contraceptiva de emergência, esquecendo-se da profilaxia das IST´s. Existiu a interação entre as equipes das drogarias e farmácias municipais com o CTA\SAE, aumentando significativamente pessoas encaminhadas por esses profissionais ao CTA\SAE. Além de descobertas de novos casos de IST’s na população alvo desse estudo. Esse projeto está em constante andamento característico de educação continuada, pois há sempre atualizações de protocolos. O CTA\SAE é referência no Vale do Arinos tendo à função de transferir o conhecimento à população em geral desde orientações até o tratamento. A drogaria é a porta de entrada da saúde para muitos pacientes. A orientação aos funcionários foi de suma importância, pois são os multiplicadores de conhecimentos ampliando a população os serviços que são prestados pelo CTA\SAE, desmistificando o tabu que este serviço atende somente pessoas com AIDS.