Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 2 - Rio Araguaia

Modalidade

1

Temática

9

Estado

Mato Grosso

Cidade

Alto Boa Vista

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

QUINTAL NOTA 10 POUPANÇA CHEIA SICREDI

Apresentação/Introdução:

A doença Dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que em 100 países de quatro continentes, exceção ao europeu, 80 milhões de pessoas se infectem anualmente. É uma doença febril aguda, conhecida há mais de 200 anos, causada por um vírus do gênero Flavivírus da família Flaviviridae, do qual existem quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Em Mato Grosso a dengue se configura com um problema de saúde pública a partir de 1992, em razão da circulação do sorotipo 1. Desde então a doença passou a ocorrer de forma endêmica, com registro da primeira epidemia em 1995 com 11.628 casos, quatro anos depois dos primeiros registros. Desde o registro dos primeiros casos de Chikungunya em 2014, os municípios brasileiros tem organizado estratégias no controle dessa doença que apresenta agravamento de aproximadamente 60% dos casos nas formas subaguda e crônica, podendo assim permanecer por meses ou até mesmo anos com comprometimento motor, emocional e social dos doentes. Em 2015 confirmou-se também a circulação do vírus zika no Brasil, ocasionando sintomas parecidos com os da dengue, entretanto a doença provocou um importante problema de saúde pública já que estudos provaram que durante a gestação, é possível que ocorra a transmissão do vírus Zika da mãe para o embrião ou feto em desenvolvimento provocando um conjunto de anomalias congênitas.

Objetivos

Durante o período das chuvas, há uma tendência de incremento de casos de dengue, chicungunya e zika em decorrência do aumento dos índices de infestação do Aedes aegypti, fato este ligado diretamente à formação de criadouros, devido ao acúmulo das águas de chuvas em depósitos propícios a oviposição da fêmea do mosquito. O objetivo desse projeto é evitar a incidência de casos de doença e mortalidade provocada pelos vírus da dengue chicungunha e zika no município de Alto Boa Vista-MT, sensibilizando a população quanto às medidas de prevenção e controle de criadouros, para a prevenção de casos da doença. Além de Manter a vigilância entomológica em áreas não infestadas e controlar mediatamente caso ocorra detecção de focos. Detectar precocemente a ocorrência de casos Interromper rapidamente a transmissão, fazer com que a população mantenha seus quintais limpos o ano todo, fazendo com que o mosquito transmissor não se reproduza.

Metodologia

A partir do mês de Janeiro as ACS (Agente Comunitária de Saúde) e ACE (Agente de Combate as Endemias) fazem visitas em todos os domicílios do Município informando sobre o projeto e distribuindo folders, assim na última quarta-feira de cada mês é realizado um sorteio e a família sorteada tem sua casa/lote vistoriado pelos Agentes de Combate as Endemias e se constatado que o quintal está dentro dos padrões de limpeza exigidos pelo regulamento do projeto e sem nenhum foco de criadouro do mosquito a família recebe o valor de R$ 300,00 (trezentos reais) pago pela empresa parceira do projeto a Cooperativa de crédito SICRED, como incentivo e para servir de exemplo para os Munícipes a fazerem o mesmo, se a família sorteada tiver foco do mosquito ou criadouros então é orientada a limpar o quintal e ocorre novo sorteio para que outra família que tenha a casa e quintal dentro dos requisitos de cuidado e prevenção de criadouros receba a premiação. O sorteio é realizado através de um sistema do Departamento Municipal de tributos, onde cada lote possui um código. O município de Alto Boa Vista possui 3.049 lotes cadastrados, sendo assim utilizado um aplicativo com a numeração de 1 a 3049 e o número sorteado é colocado no sistema do tributos, onde conseguimos identificar o proprietário do lote, nome da rua, número da casa, setor, e número da quadra. O Sorteio é transmitido ao vivo na Rádio local e rede social - Instagram da Secretaria Municipal de Saúde.

Resultados

Comparação da Incidência Acumulada e número de casos para Dengue, Febre pelo Vírus Zika e Febre Chikungunya, município ALTO BOA VISTA período de 2014 à semana epidemiológica 40/2022 *. No ano de 2014 tivemos 02 casos de dengue, em 2015 05 casos em 2016 28 , em 2017 02 casos em 2018 30 casos, 2019 17 casos, 2020 02 casos, 2021 02 casos e em 2022 14 casos. NO Municipio de 2014 a 2022 não houve nenhum caso de zika e nem chikungunya. Observamos que no ano que iniciamos o projeto quintal nota 10 poupança cheia, em 2019, houve uma redução significativa de casos de Dengue, pois em 2018 tínhamos 30 casos e conseguimos reduzir em aproximadamente 50% após o início do projeto. Já em 2020 e 2021 com a pandemia muitas pessoas ficavam em casa e cuidavam mais dos quintais ocorrendo em diminuição significativa do número de casos. Já em 2022 com a redução de casos de COVID 19, e o retorno da normalidade na rotina diária das pessoas, os casos de dengue voltaram a subir chegando a 14 casos. Após o início do projeto podemos verificar o impacto positivo sobre o cuidado das pessoas com seus quintais, a satisfação dos mesmos ao serem premiados com um valor financeiro por simplesmente manterem limpo suas casas e lotes, porém podemos destacar que o maior impacto temos observado na preservação da saúde e vida da população em relação a patologias decorrente de infecção pelos vírus em questão, com a ausência de casos de dengue hemorrágica, síndrome congênita por contaminação de zika vírus.

Conclusoes

O presente projeto mostra como é possível diminuir o índice de dengue no município através de ações conjunta entre saúde e população. Este projeto possui excelente aceitação por toda a comunidade, que recebe todos os Agentes de Combate a Endemias e parceiros quando estes vão vistoriar os lotes para verificação se realmente estão “Nota 10”. Aceitam bem as orientações realizadas quando o quintal não está de acordo com o regulamento do projeto. A partir da análise dos resultados percebemos que o número de casos de Dengue passou a diminuiu e que temos potencial para diminuir ainda mais o número de casos com a continuidade do mesmo em 2023.