Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 9 - Pedras de Paraúna

Modalidade

1

Temática

4

Estado

Mato Grosso

Cidade

São José do Rio Claro

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

ESTUDO DE CASO: UMA FERRAMENTA DE INTERVENÇÃO.

Apresentação/Introdução:

A Atenção Básica de Saúde é a porta de entrada para vários atendimentos/procedimentos de baixa e alta complexidade, em que as equipes se deparam com situações adversas, que requerem toma de difíceis decisões com a necessidade de apoio de outros setores para garantia de assistir o paciente de forma integral e resolutiva. Para contribuir no enfrentamento destes desafios, os profissionais e a gestão da Secretaria Municipal de Saúde propuseram a formação de grupos de alternância por unidade com comunicação a diferentes setores e apoio do Centro de Especialidades Municipal de São José do Rio Claro – MT. responsabilizar conforme decisões tomadas.

Objetivos

Descrever a experiência exitosa vivida por equipes das Unidades Básicas de Saúde, Centro de Especialidades e Secretaria Municipal na implementação da estratégia de estudo de casos, para discussões e escolha das terapêuticas para usuários que demandam maiores resposta pelas equipes da UBS no Município de São José do Rio Claro- MT,

Metodologia

Este estudo é descritivo, na modalidade de relato de experiências, construído a partir das vivências de profissionais integrantes de grupos de intervenção multiprofissional formado por: Médica, Psicóloga, Advogado ou Profissional de Direito, e Administrador, Enfermeiro, Nutricionista, Assistente Social e outros conforme necessidade, com foco em reunir informações detalhadas a entender a problemática apresentada, busca de informações e agilidade da resposta de situações vivenciada pelo usuário ou familiar, elaborando estratégias de intervenção

Resultados

No ano de no ano de 2022, foram realizados 22 estudos de casos no Centro de Especialidades Médicas, todos concluídos com resultados positivos às demandas apresentadas em cada situação. Em uma perspectiva do cuidado em rede os casos eram solucionados dentro do município de origem com auxílio da Teleconsulta evitando deslocamentos desnecessários, redução de despesas, economia de tempo do paciente profissionais, outros, ou resolutivos dentro das possibilidades e setores envolvidos, na busca de melhor assistir cada usuário/paciente dentro da sua totalidade de forma digna e equânime. observamos a diminuição de demandas judiciais com notificação referenciadas a secretaria municipal de saúde.

Conclusoes

Para garantia da assistência integral a saúde de um indivíduo, bem como de uma comunidade, é importante a adoção e fortalecimento de estratégias como o Estudo de Caso, uma vez que este promove esclarecimento aprofundado para tomadas decisões em equipe, melhores soluções frente a particularidades, esse conjunto de informações podem ser acionados por outros órgãos envolvidos, quando necessário e legal. Em uma perspectiva da gestão do trabalho, além da organização de registros assistenciais, a estratégia tem qualificado a equipe de São José do Rio Claro ao promover a formação de grupos para tomadas de decisões voltados a cuidar, acolher, ouvir, respeitar, responsabilizar e responder com qualidade aos usuários do SUS. Acredita-se que tal metodologia possa ser reproduzida em diferentes municípios e até em dentro de vários setores e não somente na área da saúde, com foco em resolutividade e apoio a problemáticas necessárias. Desta forma nos possibilita uma maior compreensão das condições psicológicas, socioeconômica, familiar e clínica do usuário/paciente.

Banner