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inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 3 - Serra Dourada

Modalidade

1

Temática

6

Estado

Mato Grosso

Cidade

Nova Ubiratã

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

RELATO DE EXPERIENCIA DA CAMPANHA “SETEMBRO AMARELO 2022” NO MUNICIPIO DE NOVA UBIRATÃ - MT

Apresentação/Introdução:

Já é de conhecimento da população e dos profissionais da saúde as diversas campanhas que são realizadas anualmente priorizadas pelo Ministério da Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), o mês de setembro é destinado à prevenção ao suicídio sendo amplamente divulgado ações em todo o país. Neste contexto, motivados pela campanha durante todo o mês de setembro de 2022, a Secretária Municipal de Saúde em parceria com a Rede de Atenção Psicossocial de Nova Ubiratã (RAPS) promoveram ações em saúde que incluíram teatro mudo, mitos e verdades sobre o suicídio, entrevistas e poodcast, palestras e encontro Inter setorial na tentativa de sensibilizar o maior numero da população local sobre a importância da vida. As atividades desenvolvidas contou com uma equipe de trabalho multiprofissional realizadas por psicólogos, fonoaudióloga, agentes comunitários de saúde, assistentes sociais, nutricionistas, enfermeiros, recepcionistas e gestão administrativa, abrangendo escolas (municipal e estadual), secretarias municipais (esporte, educação e cultura, agricultura e meio ambiente, saúde, assistência social e indústria, comércio e turismo), unidades de saúde (PSFs 1, 2, 3 e 4, laboratório, NASF, academia da saúde, farmácia), conselho tutelar, poupa tempo, Fórum e comércios centrais (18 empreendimentos) alcançando assim a sede do município e Distrito de Água Limpa (fazenda), além da ampla divulgação nas redes sociais oficiais, TV e rádio do município.

Objetivos

Relatar a experiência de uma equipe multiprofissional através de ações em saúde em alusão a “Campanha Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio” com o tema “viver é a melhor opção sempre”, no município de Nova Ubiratã – MT. Sensibilizar a população por meio de um teatro mudo que interpretavam situações emocionais cotidianas de relacionamentos vividos (que levam a danos psicológicos) Alcançar os colaboradores em geral do município, funcionários do comércio urbano e trabalhadores rurais, pré adolescentes e adolescentes em fase escolar Ampliar a ação do tema “viver é a melhor opção sempre” afim de atingir o maior número possível da população em situação de crise depressiva com o objetivo de buscarem auxílio no serviço de saúde Reduzir os números de casos de tentativas de suicídio no município Fortalecer a relação da rede através do trabalho Inter setorial entre secretarias municipais, gestão pública atual, escritório regional e ministério público.

Metodologia

Este trabalho refere-se a um estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência (RE), baseia-se na vivência de uma equipe multiprofissional e Inter setorial constituída por 15 pessoas que realizaram ações em saúde durante o mês de setembro de 2022. Ação 1: apresentação de um teatro mudo intitulado “trupe da vida” que consistia na interpretação de situações cotidianas de relacionamentos já vividos enquanto narrava-se um poema expressando emoções positivas e negativas, finalizando com uma mensagem de esperança: “viver é a melhor opção sempre”, posteriormente era apresentado individualmente a “bandeja das emoções” aos participante perguntando “como você se sente hoje?”, onde continham emojis com frases correspondentes as emoções: tristeza, raiva, frustração, medo, alegria, esperança e amor Ação 2: realização de uma caminhada pela vida com parcerias Inter setoriais afim de realizar uma mobilização social Ação 3: em parceria com os professores das escolas do 7º, 8º e 9º ano letivo, o tema foi abordado durante o mês anterior realizando também um concurso de frases entre os alunos para escolher o tema da campanha de 2023, realizou-se uma pré-seleção das três melhores frases de cada sala pelo professor totalizando vinte frases que foram criteriosamente analisadas pelo Grupo Condutor da RAPS, que por sua vez determinou os três primeiros lugares Ação 4: realização do 2º Encontro Inter setorial de Prevenção ao Suicídio com premiação do concurso de frases.

Resultados

Inicialmente um psicólogo abordava o tema da campanha promovendo a interação com o público e autorreflexão. Percebeu-se que a resposta do público ao teatro foi diferente conforme a faixa etária e o ambiente físico a qual era encenado, finalizando o teatro alguns participantes encontravam-se muitas vezes emocionados e chorosos, trazendo a conotação de autorreflexão ao que foi proposto. Houve troca de abraços e palavras de motivação na escolha de uma frase da “bandeja das emoções”, gerando assim comoção, surpresa e troca de afetos entre os participantes e profissionais. Em alguns momentos, participantes relatavam: “obrigado por terem vindo aqui”, “eu precisava ouvir isso hoje”, “eu preciso de ajuda, como faço para ser atendido por um psicólogo?” nos ambientes das secretarias municipais, houve uma troca maior sobre o tema do que nos empreendimentos comerciais caracterizando maior conhecimento por parte dos colaboradores pela vivência diária. No distrito, a sensibilização do público masculino com o teatro foi maior, pois os mesmos não residem com familiares e dessa forma demonstraram maior vulnerabilidade e após a ação houve busca por atendimento individual. No ambiente escolar, observou-se pouca distração, olhar atento, curiosidade e interesse ao que lhe era apresentado. A mobilização social através da caminhada promoveram maior adesão entre gestão e entes municipais ultrapassando o quantitativo esperado de participantes no 2º Encontro Inter setorial de prevenção ao suicídio.

Conclusoes

Os resultados das ações realizadas durante o mês de setembro de 2022 destacaram a importância de promover discussões sobre a prevenção ao suicídio e gerar sensibilização da população a cerca do tema. A abordagem através do teatro mudo causou impacto positivo nos participantes podendo ser observado pela interação e comentários dos mesmos, busca por atendimentos, melhora do relacionamento interpessoal entre as equipe de trabalho nas secretarias municipais expressando maior sensibilidade e melhorando o acolhimento. Percebe-se que a discussão sobre a temática deve abranger todos os grupos sociais afim de prevenir casos e tentativas de suicídios bem como crise de ansiedade e episódios depressivos. Além disso, é de suma importância ter uma rede ativa para obter comunicação aberta entre os setores públicos e a população e dessa forma, efetivar as ações em saúde para promoção das campanhas em saúde mental.