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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 6 - Parque das Emas

Modalidade

1

Temática

4

Estado

Mato Grosso

Cidade

Serra Nova Dourada

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

AGENTES DE TRASNFORMAÇÃO NO CONTROLE DO LIXO DOMICILIAR NO MUNICÍPIO DE SERRA NOVA DOURADA

Apresentação/Introdução:

O Brasil é um dos países que mais produz lixo no mundo. São milhões de toneladas por ano e cerca de 40% é descartado incorretamente em aterros ou lixões, esses resíduos são prejudiciais ao meio ambiente e a saúde pública, pois contaminam os solos, lençóis freáticos e promovem aparecimento de várias doenças. As práticas de descarte e manejo adequado desses resíduos demandam alto custo para sua efetivação. Em municípios pequenos, as ações de educação em saúde são alternativas bem acessíveis para o controle dos agravantes gerados por esse problema de saúde pública. Serra Nova Dourada- SND, está localizado na região Nordeste do estado, distante da capital Cuiabá 1.155 km, área territorial de 1.490,793 km² e população IBGE (2021) estimada em 1.705 pessoas, não possui aterro sanitário, coleta seletiva de lixo e os resíduos são descartados a céu aberto, nos rios, estradas, ruas e terrenos baldios. O principal abastecimento de água da cidade vem de águas subterrâneas por meio de poços artesianos que podem estar contaminada devido à proximidade dos locais de descarte irregular desse lixo. Nesse sentido, promovemos uma ação de saúde por meio do Programa de Saúde na Escola - PSE, direcionado principalmente a comunidade escolar, com atividades de educação, por meio do exercício prático e da observação, buscando a conscientização sobre a destinação correta do lixo, evidenciamos os maus hábitos da população, suas consequências para o meio ambiente, bem como sua relação com a vida humana.

Objetivos

Provocar a comunidade, em especial a escolar, para perceber o efeito das suas atitudes no descarte irregular de resíduos sólidos no meio ambiente, bem como formar indivíduos ou agentes de transformação preocupados e capazes de mudar a realidade desses problemas ambientais e de saúde pública, no meio onde vivem.

Metodologia

Para execução das ações, contamos com a participação dos profissionais das Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Obras e da Polícia Militar. Na primeira etapa, promovemos a parte teórica em sala de aula com ações de orientação sobre resíduos sólidos e seus impactos no meio ambiente. Mostramos filmagens com Drone, fotografias feitas em celulares, inclusive dos alunos, de descarte irregulares de lixo no município, bem como do nosso lixão a céu aberto. Na segunda etapa, parte prática do projeto, fizemos a coleta do lixo abandonado em locais impróprios do município como Ruas, Terrenos Baldios, Avenidas, Rodovias e o Rio Mureré. Na coleta do Rio Mureré e na Rodovia MT- 433 utilizamos, um Caminhão de Lixo, Ambulância e a Viatura da Polícia Militar para transporte do lixo e segurança dos nossos educandos durante a coleta no trajeto de 8km, em Rodovia não pavimentada, até a zona urbana do município. O lixo coletado foi exposto em praça pública até o termino da ação, cuja duração foi de três dias. Posteriormente fizemos edição de um vídeo retratando toda a ação através da projeção de imagens na parede do prédio da Prefeitura Municipal, de frente para a praça pública, onde foi apresentado a todos, as filmagens e imagens editadas do lixo descartado de forma irregular no município. Por último, construímos um Aquário-Lixo utilizando recursos luminosos, areia, eucaliptos, barbantes e animais aquáticos comuns da nossa Fauna. Cuja intenção era impactar sobre a poluição dos nossos rios.

Resultados

Foram adquiridos recursos materiais, tais como oito kits de Lixeiras Basculantes, posteriormente distribuídas entre as Escolas, Creche, Unidade Básica de Saúde e pontos estratégicos da cidade, como a praça pública e ginásio de esportes. Foram adquiridas também, 40 camisas educativas de monga longa com proteção UV e distribuídas para as crianças da rede municipal. Foi adquirida e instalada uma placa metálica educativa no rio Mureré, sobre a responsabilidade com o lixo e o descarte irregular nos rios. Houve uma ampla participação dos diferentes setores da sociedade como: a comunidade escolar, o grupo de trabalho interdisciplinar do Programa de Saúde na Escola (PSE), os professores da rede pública. Mas destaco aqui. que o resultado de maior impacto foi promover um processo de educação, por meio do exercício prático e da observação, capaz de formar indivíduos ou agentes de transformação preocupados e capazes de mudar a realidade de problemas ambientais e de saúde pública, antigos, que se perpetuam na nossa região.

Conclusoes

Por meio desta ação e utilizando uma variedade de recursos teóricos e práticos, conseguimos envolver toda a população de SND. Foram criadas condições para que cada um pudesse rever como fazem o seu descarte de lixo, afim de perceberem o efeito de suas atitudes no meio onde vivem, bem como seu papel de agentes transformadores do meio ambiente capazes de transformar sua residência, sua rua, seu bairro, sua comunidade como um todo em lugar mais limpo e de pessoas mais conscientes.