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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 14 - Bandeira

Modalidade

1

Temática

1

Estado

Mato Grosso

Cidade

Sinop

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

CENTRAL REGIONAL DE REGULAÇÃO DE ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR MÓVEL.

Apresentação/Introdução:

O município de Sinop é cercado por 04 (quatro) rodovias e alinhado com grande fluxo de população flutuante, tendo como uma das consequências da saúde pública os acidentes de trânsito com vítimas, totalizando aproximadamente em 2021, 3.800 atendimento pré-hospitalar. O Corpo de Bombeiros Militar, as empresas que administram a concessão da MT 220, Via Norte, e da BR 163 sob a concessão da Rota Oeste e a Via Brasil são os responsáveis pelo os atendimentos de ocorrências de Urgência e Emergência de APH na região. No entanto, os encaminhamentos dos pacientes eram realizados sem nenhuma regulação, não havendo triagem técnica de baixa, média e alta complexidade para o Hospital Regional de Sinop (HRS) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA), proporcionando desta forma ocupação indevida da vaga zero no HRS e/ou na UPA. A falta de comunicação entre as Concessionárias, Corpo de Bombeiros Militar e hospitais público e privado, prejudicava o empenho dos recursos logístico para o atendimento de ocorrências de grande vulto. A falta de hierarquização e de triagem tem como consequência a superlotação de pacientes de trauma de baixa e média complexidade no HRS (Hospital Regional de Sinop), superlotando os leitos desnecessariamente, sendo que poderiam ser absorvidas pela Unidade de Pronto Atendimento, o qual é percebido nas estatísticas que antecedeu a operacionalização da Central de Regional de Regulação de APH, onde o HRS absorvia uma média de 71% das vítimas e os outros 29% na UPA.

Objetivos

- Apresentar os resultados da Central Regional de Regulação de Atendimento Pré-hospitalar Móvel integrada ao 4° Batalhão Bombeiros Militar do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso. - Apresentar a rede integrada de Atendimento Pré-Hospitalar entre o público e privado.

Metodologia

Os instrumentos utilizados para institucionalizar a Central Regional de Regulação de APH são aquelas presentes na legislação federal e estadual de forma que ampare a Secretaria Municipal de Saúde e os Corpos de Bombeiros Militares (CBM) a instituir a regulação de Urgência e Emergência de APH através das portarias do Mistério da Saúde. O Termo de Cooperação Técnica n° 0232/2022, de junho de 2022, entre a Prefeitura Municipal de Sinop, através da Secretaria Municipal de Saúde, e Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso, por meio do CBM, proporcionou a ativação, em curto prazo, a Central Regional de Regulação de APH, onde coube ao Bombeiro toda logística como estrutura predial, sistema de comunicação de telefonia e rádio digital, viaturas de suporte básico, suporte avançado e de salvamento, além dos militares socorristas, motoristas e radio operador. Quanto ao município de Sinop, este coopera com a disponibilização de recursos humanos no que tange os profissionais de saúde, sendo médicos reguladores, médicos intervencionistas, enfermeiros intervencionistas e técnicos de enfermagem, além dos Responsáveis Técnicos dos médicos e enfermeiros.

Resultados

A Central de APH hierarquizou as unidades de saúde (US) pública e privada através dos Termos de Adesão onde as US’s se comprometem em recepcionar os pacientes devidamente regulados por um médico. Anteriormente, os pacientes eram encaminhados somente a UPA e o HRS. Atualmente, a central possui como porta de entrada a UPA, HRS, Policlínica e hospitais privados. Com a Central, foi possível criar rede de APH público-privada que interligou o resgate do CBM, das concessionarias Via Norte (MT220 – Sinop/Ipiranga do Norte), Via Brasil (BR163 – Sinop/Itaúba) e Rota Oeste (BR163 – Sinop/Sorriso) e Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER). A rede estabelece a operação integrada de ocorrências de grande vulto com o aporte rápido do aeromédico. Os pacientes eram distribuídos em 71% HRS e 29% à UPA. Com a Central, de MAI/2022 a FEV/2023, já foram 2.705 ocorrências reguladas, com aprimoramento na Regulação do APH, visto que a média foi diluída com a inserção de outras US’s. Desta forma os pacientes assistidos foram recepcionados em 50% na UPA, 41% no HRS, 8% nas Unidades Básicas de Saúde e 1% na rede particular. Em consonância com a operacionalização da Central, foi ativado o Suporte Intermediário composto por BM’s, Técnicos e Enfermeiros. Em caso de necessidade, ascende para Suporte Avançado. Neste caso, com o aporte do médico intervencionista. Foi ativado também o Auto Salvamento Avançado (ASA) que dá reforço operacional ao resgate por meio dos BM’s especialista em Salvamento.

Conclusoes

A Central de Regulação de APH possibilitou o encaminhamento das vítimas ao tratamento mais apropriado conforme a complexidade, desta forma reduzindo a utilização inadequada dos leitos do Hospital Regional de Sinop e da Unidade de Pronto Atendimento, melhorando também o fluxo da regulação intra-hospitalar dos pacientes de alta complexidade. A Central possibilitou integrar a gestão operacional das ocorrências de Urgência e Emergência disponibilizando maiores recursos para aqueles acidentes de grande vulto, exemplo, o acidente na BR 163 de 17 de maio de 2022, com o óbito de 11 pessoas e ao todo 46 vítimas, onde a Central de Regulação coordenou o empenho das viaturas do Corpo de Bombeiros, da concessionária Rota Oeste e a utilização do Centro Integrado de Operações Aéreas, de forma que o médico regulador triava as vítimas da ocorrência e direcionava para as unidades de saúde do município de Sinop e Sorriso, ofertando o serviço de Urgência e Emergência àqueles que se encontravam com maior risco a vida. O próximo avanço é proporcionar a regulação de APH para os municípios como Sorriso, Lucas, Mutum, Santa Carmem e Claudia, haja vista o CBMMT possuir o sistema de comunicação digital proporcionado a rápida comunicação entra as bases.