Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 6 - Parque das Emas

Modalidade

1

Temática

6

Estado

Mato Grosso

Cidade

Sinop

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

SENSIBLIZAR- UMA ESTRATÉGIA DE IMPLANTAÇÃO DA PICS

Apresentação/Introdução:

Os problemas de saúde aumentaram com intensidade após período de isolamento social, causando impactos importantes no estilo de vida da população. (GARRIDO RODRIGUES, 2020). Na busca de complementar o modelo de cuidado convencional abriram-se oportunidades para ações com as práticas integrativas e complementares (PIC) (GOUVEIA, 2022 PEREIRA, 2022), que possuem abordagem baseada nas necessidades individuais e estimulando o autocuidado. (ARAÚJO et al, 2015 SILVA et al., 2020). A incorporação das PIC ao sistema único de saúde (SUS) é garantida pelo princípio da integralidade, incentivando ações de prevenção, recuperação e promoção na saúde do indivíduo (BRASIL, 2015). Conforme Araújo et al. (2015) e Habimorad et al. (2020) como principais dificuldades para efetivar sua implantação temos: falta de planejamento, falta de capacitação dos profissionais e desvalorização das práticas pelos gestores e equipes de saúde. Na perspectiva de provocar um cenário diferente no município de Sinop-MT, adotou-se como processo para implantação das PICS a sensibilização da gestão e trabalhadores da saúde colocando em prática o interesse de profissionais do SUS que vislumbram um olhar diferente em tempos tão dinâmicos, levando em conta a realidade local.

Objetivos

Construir, incorporar e implementar a política municipal de práticas integrativas e complementares utilizando como estratégia a sensibilização da gestão municipal e servidores lotados na sede da secretaria municipal de saúde, através de vivências com atendimento das práticas de auriculoterapia e terapia floral.

Metodologia

Como fonte norteadora foi adaptado de Santos, 2012, PNPICS, 2015 e BRASIL, 2018 o seguinte roteiro: compreensão das práticas integrativas e complementares, formação do núcleo responsável, diagnóstico, regulamentação, implantação, educação permanente em saúde e monitoramento. Após diagnóstico definiram-se as práticas de auriculoterapia e terapia floral como as primeiras a serem desenvolvidas como projeto de sensibilização, contemplando os trabalhadores da saúde lotados na sede da secretaria municipal de saúde. A equipe foi composta de quatro profissionais para atendimento em auriculoterapia e uma profissional na terapia floral - sistema Bach. Os atendimentos aconteceram semanalmente nos meses de setembro e outubro de 2022. Na terapia floral o atendimento foi realizado incluindo anamnese, preenchimento de um formulário padrão e indicação dos florais com a orientação na posologia e formas de uso. A manipulação da fórmula ficou a critério do paciente podendo escolher sua farmácia de confiança. O acompanhamento tem previsão de realização após sessenta dias do primeiro atendimento. O atendimento de auriculoterapia realizou-se elucidação geral sobre a terapia ocorrendo aplicação de dois pontos: shenmen e ansiedade em todos os pacientes. O atendimento individual deu-se na semana seguinte com anamnese e definição de tratamento baseado na queixa principal. Para a efetivação dos atendimentos foi realizada uma compra emergencial de placa ponto reflexo com micropore da marca DUX.

Resultados

Durante o período de oito semanas, quarenta e cinco trabalhadores receberam atendimento em auriculoterapia e dezesseis em terapia floral. Como resultado desses atendimentos o grupo condutor conseguiu dar um passo em direção a regulamentação e implantação incluindo: a disponibilização de carga horária dos profissionais terapeutas para atendimento com as práticas, organização no processo de registro de atendimento no Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), inclusão da demanda dos materiais para execução das práticas no calendário de processos licitatórios de 2023, reunião com a coordenação da atenção básica com elaboração de minuta da política municipal de práticas integrativas e complementares a ser encaminhada e discutida com o Conselho Municipal de Saúde. Como repercussão desse projeto as profissionais terapeutas estão sendo solicitados para atender necessidades em ações pontuais, como setembro amarelo promovido pelo Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) e evento em alusão ao dia do Agente Comunitário de Saúde e Agente de Endemias. No mês de Janeiro de 2023, alusivo a saúde mental, foi realizado cuidado com PICS para os trabalhadores do SUS e atendemos 200 pessoas. Esta ação foi desenvolvida com pareceria de profissionais liberais, profissionais do SUS municipal, foi ofertado auriculoterapia, reiki, barras de access e aromoterapia.

Conclusoes

A consolidação de ações em saúde requer uma visão com abordagem inovadora, sendo a proposta desse projeto focar na sensibilização dos trabalhadores através da vivência com as práticas, no intuito de permitir que essa experiência desperte uma nova perspectiva, podendo contribuir de maneira ativa para construção direta ou indireta de uma política municipal de forma organizada e planejada. Quando o beneficio de uma terapia é sentida desperta no profissional o interesse, após o eventos citados, houve procura de 5 profissionais demostrando interesse em serem capacitados em auriculoterapia e barras de access.